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É hora de reavaliar os investimentos em transformação digital, apontam analistas

Especialistas falam sobre as tendências digitais que terão maior impacto nos negócios neste ano.

Da Redação

12/02/2020 às 8h00

Foto: Shutterstock

Todos os anos, os analistas do Altimeter apontam as tendências digitais que terão o maior impacto nos negócios. Para 2020, Charlene Li, Omar Akhtar, Susan Etlinger e Ed Terpening indicaram as suas previsões sobre os investimentos no mundo corporativo.

Segundo os especialistas, 2020 será o período em que os fornecedores de martech apresentarão crescimento ou desistirão da concorrência. No ano passado, a indústria de martech passou por diversas mudanças, deixando apenas a Adobe, Salesforce e, em menor grau, a SAP como os grandes nomes do setor. Segundo os analistas, neste ano os profissionais de marketing terão dificuldade em encontrar outras opções.

Outra tendência apontada pelos especialistas é a utilização de CDPs (Sigla para Customer Data Platform, plataformas de dados do cliente). Com a crescente necessidade de utilização de dados, os profissionais de marketing precisam de plataformas que conectem as análises mais relevantes, incluindo a experiência do cliente (CX). Substituindo os CRMs ou Data Lakes, a previsão é de que a maioria das equipes de marketing considerem a necessidade de CDPs.

Sobre as jornadas de transformação digital, com 60-80% de falhas no cumprimentos dos objetivos dos processos, a tendência é que as empresas reavaliem as iniciativas. De acordo com Charlene Li, as novas jornadas de digitalização se concentrarão em programas do tipo "produto minimamente viável", projetados para serem ágeis e multifuncionais para apresentar resultados e gerar confiança nas organizações.

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As previsões do Altimeter destacam, ainda, os riscos das novas tecnologias. Para os analistas, a construção de novas realidades tem potencial alartamente, principalmente com as deepfakes e cheapfakes. Na década de 2020, a guerra de informações deve se espalhar para os negócios, particularmente nas áreas de brandjacking, crime cibernético e manipulação do preço das ações.

Pensando em reduzir os riscos dos avanços tecnológicos, os especialistas sugerem o investimento em questões éticas e em valores para os processos. Esse aspecto cabe, inclusive, na construção de relacionamentos de confiança entre marcas e consumidores, o que deve ocupar parte significativa das estratégias digitais neste ano. Nesse sentido, a expectativa é de que diferentes equipes trabalhem de forma colaborativa para a obtenção de insights para gerar valor para os negócios.

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