Home > Gestão

Diversidade de idade favorece inovação, mostra pesquisa

87% dos brasileiros trabalham com colegas de gerações diferentes e 90% acreditam nos benefícios dessa configuração de equipe

Redação

04/04/2019 às 19h40

Foto: Shutterstock

Os brasileiros preferem trabalhar em equipes plurigeracionais. É o que dizem 90% dos profissionais entrevistados na pesquisa WorkMonitor, realizada trimestralmente pela Randstad, empresa global em soluções de recursos humanos. Na vida real, 87% dos profissionais confirmam já trabalhar em equipes com diferença de dez a 15 anos entre os integrantes.

Quando questionados sobre os benefícios de ter um time com diferentes gerações trabalhando lado a lado, 90% dos brasileiros disseram que essa configuração traz ideias e soluções inovadoras. Para Marcos Antonio, gerente regional da Randstad Staffing, a interação é valiosa tanto para a companhia quanto para os funcionários. “A troca de ideias entre profissionais de idades diferentes melhora até o clima organizacional. A bagagem que cada um carrega permite pontos de vista diferentes e é um terreno fértil para a criatividade e grandes inovações”, explica.

A pesquisa também aponta que 85% dos brasileiros acreditam que a principal diferença ao trabalhar com diferentes gerações é o estilo de comunicação. O ponto de atenção é que 29% afirmam sentir certa dificuldade em se comunicar com colegas de trabalho que não fazem parte da mesma faixa etária que ele. “É normal que isso seja desafiador, mas é importante que não seja uma barreira e sim um obstáculo a ser superado, que inclusive ajudará o profissional a se desenvolver na carreira”, recomenda Marcos.

Mas e a idade do gestor?

Contrário ao imaginário popular, 87% dos brasileiros afirmam que a idade do gestor direto não é importante, desde que ele seja inspirador. Para Marcos, esse é um indicador de que o conceito de liderança mudou de vez no Brasil. “Diferentemente do que acontecia no passado, os profissionais já não querem um gestor necessariamente mais velho e com mais experiência, mas sim alguém que o inspire em suas atividades e que possa desenvolvê-lo na carreira”, explica. Em consonância, 79% disseram que seu gestor direto é talentoso ao trabalhar com diferentes gerações.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail