Home > Notícias

Dia das Mães: as lições que as brasileiras querem passar para as filhas

Pesquisa analisou os fatores que determinam a autoestima das mães e reuniu ensinamentos que elas deixariam para suas filhas

Da Redação

12/05/2019 às 9h00

Foto: Shutterstock

“Seja quem você é”, “valorize-se” e “nunca perca sua autoestima”. Essas são algumas das lições que as mães brasileiras gostariam de deixar para as suas filhas, conforme uma nova pesquisa da Kanter.

De acordo com o levantamento, intitulado O que as mulheres querem – Mães, entre as principais palavras mencionadas nas respostas estão: respeito, educação, autoconfiança, personalidade e amor.

Confira abaixo alguns dos conselhos que as mães entrevistadas dariam para suas filhas, segundo o estudo inédito, que entrevistou 800 pessoas – veja mais sobre a metodologia ao final do texto.

- Seja quem você é;
- Valorize-se;
- Amor próprio é fundamental;
- Amor acima de tudo;
- Estude sempre e bastante;
- Lute para ser feliz;
- Nunca perca sua autoestima;
- Beleza não é tudo;
- Não siga tendências ou padrões, porque eles mudam;
- Lute pelos seus projetos e objetivos;
- Não ligue para o que os outros pensam ou digam de você.

Autoestima
O estudo ainda revela que 35% das mães entrevistadas consideram suas autoestimas acima da média, enquanto apenas 21% das mulheres sem filhos pensam o mesmo; apenas 12% das mães vêm suas autoestimas abaixo da média e para mulheres sem filhos esse número aumenta para 22%.

Uma das interpretações que a Kantar faz sobre o número é que a chegada dos filhos é um divisor de águas para muitas mulheres, uma vez que elas acreditam que esse momento traz maturidade, inspira responsabilidade, mudanças em hábitos antigos o que gera uma sensação de crescimento e confiança.

A pesquisa também avaliou quais são os elementos que determinam a autoestima das mulheres. A lista inclui os seguintes pontos: autonomia financeira; autonomia do meu corpo/sexual; liberdade de expressão e pensamento; representatividade e conexões sociais. No caso das mães, esses cinco elementos têm taxas mais similares, mostrando um equilíbrio na importância deles para o amor próprio delas.

Metodologia
A pesquisa foi realizada com 800 pessoas, dentre elas 410 mulheres e 189 mães, em análise quantitativa, segundo a Kantar, que diz que a amostragem é representativa para o objetivo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail