Home > Tendências

CTO da XP avança jornada do digital e faz da companhia ainda mais competitiva

Em dois anos, Thiago Maffra, passou de analista para assumir a liderança de tecnologia e transformação digital da XP Investimentos

Solange Calvo, especial para o IT Forum 365

19/03/2020 às 8h55

Foto: Divulgação

Thiago Maffra, CTO da XP Investimentos, não possui formação em tecnologia, mas a tem como forte aliada para viabilizar e fortalecer as estratégias de negócios que alçam a empresa a um patamar capaz de incomodar a concorrência. Basta visão e sensibilidade, diz ele.

“Minha trajetória é diferente, não tenho formação em tech. Eu me formei em administração em 2006 e ingressei no mercado financeiro em 2015 em trade. Fiquei por oito anos no mundo de buy side, que se refere às instituições financeiras e agentes que atuam comprando e investindo em títulos, ativos e demais aplicações financeiras. Nesse universo, há muita automatização e vivia em meio a programadores e assim comecei a desenvolver esse alinhamento com a tecnologia”, revela.

Em janeiro de 2015, Maffra ingressou na XP Investimentos como analista, mas tinha em mente se aproximar mais do business da companhia. Tanto que criou algumas áreas como produtos, criptomoedas e outras linhas de negócios. Dois anos depois, quando a XP decidiu desenhar sua estratégia de transformação digital, foi convidado a liderar esse desafio.

Esse projeto, o Transformação digital, ágil e cultural da XP, concedeu a Maffra o Prêmio de Executivo de TI do Ano 2020, da IT Mídia, na categoria Serviços Financeiros. Foi uma verdadeira revolução na empresa.

CIO2503

E-book por:

Para ler o perfil completo sobre o executivo, acesse o link do IT Forum 365.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail