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Consolidando seu data center: o que você deve evitar

James Staten, principal analista da Forrest Research, aponta quatro armadilhas comuns em consolidação de data centers e como evitá-las

CIO (EUA)

27/03/2008 às 10h20

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Departamentos de TI embarcando em um massivo projeto de consolidação de data center, tal como Elizabeth Hackenson estrá fazendo na Alcatel-Lucent, devem atentar para quatro problemas comuns, diz o principal analista da Forrester Research, James Staten. Não seja pego nessas armadilhas:

1-    Entenda o que você não sabe. “A primeira armadilha está naquilo que você não sabe,” diz Staten. “Quando você tem muitos servidores e muitas salas de servidores, você não sabe, muitas vezes, quais aplicações estão em uso e quais são legadas, se tornando inutilizada. “Não é fácil identificar os galhos mortos”, ele nota. Por hora, algumas aplicações financeiras podem ser usadas somente em determinado período do trimestre, então tipicamente, a TI tende a ser conservadora e deixar todas as aplicações financeiras onde estão, diz Staten. “Isso significa que as pessoas não terão a eficiência que poderiam,” acrescenta. Duas abordagens fazem sentido dependendo da situação: Usuários listam as aplicações usadas e as prestes a entrarem em desuso em e-mails. Ou simplesmente exclua o aplicativo e veja se alguém reclama.

2-    Acabando com a política. Isso pode ser a mais desastrosa das armadilhas, diz Staten. Quais erros políticos os líderes de TI geralmente cometem durante uma consolidação? “Ou você não coloca as pessoas certas na mesa cedo o suficiente, ou você acredita que eles estão no board e então eles te bloqueiam,” diz ele. Um orçamento de TI centralizado pode ajudá-lo a evitar o problema do bloqueio, diz ele, porque elimina a situação onde líderes de negócio com seus próprios orçamentos de TI acabem com a festa no meio da consolidação. Não subestimar a necessidade do RH estar envolvido cedo. Geralmente, consolidação significa demissão de pessoas ou tirar parte do orçamento de Ti de lugares por onde esteve por muito tempo,” diz ele. “Isso pode realmente irritar as pessoas.” A solução: a área de recursos humanos precisa ser envolvida desde o início.

3-    Falhar em gerenciar expectativas. Como CIO, você terá que estabelecer e avaliar expectativas sobre o projeto de consolidação, tanto financeiro como de prazos. Se prometer redução de 30% dos custos em três anos e não puder atingir essa marca, terá problemas, nota Staten. Qual a principal forma de evitar problemas nessa arena? “Traga um terceiro parceiro à mesa de negociação,” diz ele, como Hackenson fez usando os serviços HP como parceiro em consultoria para ajudar a executar seu projeto de consolidação. “Dessa forma você tem um terceiro parceiro objetivo com uma plataforma de trabalha objetiva para definição do custo financeiro e do tempo do projeto,” diz Staten. O terceiro parceiro também pode ajudar a distribuir alguma culpa se o projeto afundar, ele nota.

4-    Não ser holístico. Para seu projeto de consolidação, você deve pensar fora das caixas, aconselha Staten. “Você não pode resolver tudo com consolidação de servidor ou fechamento de data centers,” diz ele. Muitas companhias falham em examinar os assuntos relacionados tal como o ambiente dos PCs, aplicações e infra-estruturas (tal como energia e sistema de refrigeração) no lugar onde as máquinas serão consolidadas, diz ele. Você não quer ficar sem espaço ou energia quando estiver na metade do projeto, mas isso acontece com bastante freqüência na vida real.

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