Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Como os CFOs podem acelerar desinvestimentos durante a Covid-19?
Home > Gestão

Como os CFOs podem acelerar desinvestimentos durante a Covid-19?

CFOs são vitais para identificar todas as alavancas disponíveis para acelerar o processo, além de preservar valor

Por Fábio Schmitt e Juliana Barboza*

22/07/2020 às 10h30

Foto: Adobe Stock

A pandemia enfatizou a necessidade das empresas considerarem desinvestimentos para resolverem as necessidades de liquidez e liberar capital para investir no futuro. Com sua visão financeira e estratégica, os CFOs podem acelerar esse processo e tomar medidas para ajudar a preservar o valor durante transação.

Empresas de sucesso utilizaram crises econômicas passadas como catalisadores para transformar seus negócios e emergir mais fortes. Aquelas que desinvestiram na crise financeira global de 2008-10, superaram as que não desinvestiram em 24 pontos percentuais na média do Retorno Total aos Acionistas (TSR).

Não é de surpreender que, no ambiente atual, 82% das empresas brasileira esperem iniciar seu próximo desinvestimento nos próximos dois anos, segundo o Estudo Global de Desinvestimento Corporativo da EY de 2020. Além disso, 96% dos acionistas ativistas pesquisados planejam recomendar desinvestimento de negócios não essenciais ou de baixo desempenho, um forte aumento em relação aos 64% anteriores à crise. O prazo esperado, desde o início até o anúncio de um desinvestimento, também está se acelerando: 84% esperam que o desinvestimento ocorra dentro de seis meses, contra 36% anteriormente.

100% dos executivos entrevistados na América Latina consideram o desinvestimento como opção para reduzir endividamento −ante 77% no mundo.

Com todos estes desafios, vem a pergunta mais prática: como você, CFO, pode acelerar o processo de venda e aumentar a valorização do ativo?

Ajude a liderar a seleção de ativos

Quando rapidez é essencial, a prioridade deve estar em ativos menores e digeríveis. O perímetro da transação deve ser articulado para que as operações principais não sejam comprometidas. O CFO também precisa garantir que o CEO e o Conselho estejam cientes das implicações fiscais e operacionais quando um ativo é escolhido para desinvestimento.

CIO2503

E-book por:

Controle proativo do pool de compradores

Começar com o conjunto certo de potenciais compradores é fundamental para concluir um negócio. Os CFOs devem avaliar a experiência e a credibilidade do comprador na negociação, bem como sua capacidade de financiar e fechar o negócio rapidamente. Além disso, é preciso tentar atingir potenciais compradores que não desencadeiam longos processos de antitruste e regulatórios.

Facilite a diligência para o comprador

Forneça uma história clara de valor para potenciais compradores, com dados proforma que possam mostrar o valor real do ativo versus efeitos de curto prazo causados pela pandemia. Quaisquer premissas de crescimento devem ser apoiadas por estudos externos confiáveis que incluam visões de crescimento de mercado, cenário competitivo e diferenciação da empresa. Deve-se ainda incluir uma imagem clara do atual modelo operacional, em relação ao nível de interdependências, e uma visão do futuro modelo e estrutura de custos, o chamado Standalone.

Identifique o que é absolutamente crítico a ser transferido

Em coordenação com a equipe de operações, o CFO pode ajudar a priorizar a configuração de entidades legais, concentrar os esforços no que é crítico para o comprador operar o negócio. Minimizar a separação de sistemas e infraestrutura e iniciar a negociação com funcionários (incluindo estratégia com os sindicatos). Para o que não for crítico, soluções alternativas podem ser desenvolvidas, a exemplo de contratos de serviços transitórios (TSA).

Defenda o EBITDA

Não permita que o comprador faça suposições que reduzam o preço. Em função da crise e essencial articular o valor futuro do negócio. A crise vai aumentar o já existente gap entre a expectativa dos vendedores e a disposição de pagamento dos compradores. Elabore uma estrutura de custos defensável e certifique-se de ter dados para apoiar suas suposições. Isso pode incluir novas formas de dados, como análise de mídias sociais do comportamento de clientes, quando os dados tradicionais de vendas não são mais confiáveis. Destaque oportunidades de criação de valor, como sinergias de custo para compradores estratégico.

Tome medidas para melhorar o capital de giro

As empresas frequentemente deixam dinheiro na mesa quando não consideram a melhoria do capital de giro antes de um desinvestimento. Mesmo antes do início do processo, o CFO deve procurar oportunidades de melhoria entre os principais fatores - contas a pagar, contas a receber e estoque. Uma empresa com um fluxo de caixa saudável sempre terá uma melhor avaliação.

Execute um plano para gerenciar os Stranded costs e as dis-sinergias para a RemainCo.

Negocie o preço e a duração dos serviços transitórios (TSAs) para que seja o mais vantajoso possível para o vendedor, sem que os serviços causem tensão operacional. Use a venda como um gatilho para renovar ou reestruturar os negócios restantes, mitigando os Stranded costs e criando uma melhor estrutura de custos.

A crise atual é sem precedentes para a maioria das empresas. O valor dos ativos pode não estar no topo, mas desinvestir pode liberar dinheiro para melhorar a liquidez e permitir o reinvestimento no negócio principal, ajudando as empresas a emergirem mais fortes. Os CFOs são vitais para identificar todas as alavancas disponíveis para acelerar o processo, além de preservar valor.

*Fábio Schmitt é sócio de Estratégia e Transações da EY e Juliana Barboza é gerente sênior de Estratégia e Transações da EY

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15