Home > Gestão

Como inserir trilhas sonoras nas apresentações em PowerPoint

Sons originais e criativos podem ajudar a manter a atenção da ausência, quando usados de forma estratégica

JD Sartain, PC World/EUA

22/03/2019 às 18h40

Foto: Shutterstock

Pouca gente sabe, mas é possível adicionar uma trilha sonora às apresentações do PowerPoint. O recurso não substitui um bom conteúdo, é claro, mas pode, quando usado estrategicamente, ajudar a manter a atenção da audiência e a direcionar seu ponto de vista.

Adicionando trilhas sonoras às apresentações

Primeiro, você deve decidir em que momento deseja que a música seja reproduzida: em todos os slides, sob demanda (geralmente usado com uma apresentação interativa) ou desencadeada por um evento que ocorre apenas em slides específicos.

Basta seguir as instruções abaixo:

1. Abra sua apresentação de slides

2. Selecione Inserir > Áudio > Áudio no Meu PC

3. O PowerPoint abrirá uma janela de diálogo Inserir Áudio e exibirá a pasta padrão Biblioteca > Músicas. Se seus arquivos de música estão em outra pasta, navegue para ela agora.

4. Percorra sua biblioteca de música e selecione o arquivo que deseja que acompanhe a apresentação de slide.

Importante: Verifique o comprimento da faixa para garantir que ela seja longa o suficiente para ser reproduzida em toda a apresentação. Se não, você pode usar um programa de edição de música como Audacity ou Ocenaudio (ambos são gratuitos) para tornar a canção mais longa ou mais curta, ou adicionar alguns efeitos especiais como Phaser, Echo, Fade In/Out, Reverb e mais. Você também pode usar algumas das opções de edição do PowerPoint, como o recurso Loop, que toca a música repetidamente até que a apresentação de slides termine (ou pare), Trim (que encurta uma melodia), Fade In/Out e muito mais.

5. Clique no botão Inserir e o PowerPoint colocará um botão de alto-falante com controles de reprodução de música no meio da tela. Clique no botão e arraste-o para o seu local preferido.

6. Quando o botão de áudio/alto-falante estiver selecionado/ativo, o menu Faixa de opções será alterado e exibirá as opções na guia Ferramentas de Áudio> Reprodução. Escolha o botão Reproduzir em Plano de Fundo.

7. Para reproduzir música sob demanda (geralmente usada com uma apresentação interativa) ou acionar uma música com um evento que ocorre apenas em slide específico, vá para Ferramentas de Áudio> Reprodução > Grupo Opções de Áudio > Iniciar. Escolha a opção Automaticamente para reproduzir música de fundo em todos os slides da apresentação. Selecione Quando Clicar Em para música sob demanda e Na Sequência de Cliques para música tocada após um aviso.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail