Home > Carreira

Como identificar um mau CIO?

É uma tarefa fácil ou difícil? Quais comportamentos ou ações demonstram que um candidato a CIO irá se tornar um problema?

Meredith Levinson*

06/02/2008 às 12h31

Foto:

O Wall Sreet Journal publicou recentemente um ótimo artigo chamado “Chaves para descobrir um CEO falho antes que seja tarde demais”. O texto me fez pensar o mesmo a respeito dos CIOs: como podemos identificar um mau diretor de TI? Quais são os sinais a serem percebidos? É possível para recrutadores e gerentes de RH identificar o problema antes de contratar um profissional ruim?

Terry Leap, professor de gestão na Clemson University e autor do artigo, argumenta que é muito fácil identificar um mau CEO depois que os problemas já aconteceram – ou seja, quando o lucro cair, a estratégia falhar ou a companhia passar a ser investigada pelos órgãos reguladores.

Leap oferece uma lista extensa dos sinais vermelhos que os comitês podem usar para identificar problemas em candidatos a CEO. A lista inclui, por exemplo, fome de poder, busca de publicidade explícita e uma abordagem unilateral da gestão. Alguns dos sinais de perigo apontados por Leap podem facilmente ser adaptados aos CIOs.

Eu gostaria de perguntar a todos os profissionais de TI que trabalham para CIOs – de especialista de suporte ao usuário até os gerentes de equipe que reportam diretamente ao CIO – como vocês determinariam se um novo CIO é bom ou ruim. Quais comportamentos demonstram o que o chefe é realmente? Eu tive algumas idéias, mas queria sugestões para acrescentar à lista:

• Muitas mudanças na equipe
• Vontade de implementar as mesmas idéias, projetos e tecnologias já usadas em experiências anteriores
• Demissão dos atuais empregados e substituição dos mesmos por pessoas com quem já trabalhou no passado

Também gostaria de conhecer a opinião de recrutadores e executivos em comitês de contratação de CIOs sobre esse tema: Quando você está entrevistando um candidato a CIO, é fácil perceber que tem um mau profissional em suas mãos?

Meredith Levinson é colunista da CIO-EUA

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail