Home > Tendências

Como identificar as melhores tendências tecnológicas?

Para acompanhar e refletir sobre os benefícios das tendências nos negócios, lideranças devem monitorar e explorar sua aplicabilidade ao longo do tempo

Da Redação

27/09/2019 às 8h50

Foto: Shutterstock

Com a transformação digital se tornando prioridade nas empresas, pode ser difícil identificar quais tecnologias significam boas oportunidades e quais podem representar riscos. Todos os dias surgem novas soluções, mas cada tendência tecnológica pode ter diferentes tipos de impacto nas organizações.

A diversidade de ofertas faz com que se torne fácil que as empresas sejam seduzidas pelo hype. Tecnologias digitais estabelecidas, como a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial (IA), por exemplo, estão sendo combinadas para gerar novas tendências, criando impactos ainda maiores. O fato é que nem todas as tecnologias são relevantes para todas as empresas, tornando-se necessária uma análise cuidadosa sobre quais soluções poderão resultar em aplicações benéficas a organizações específicas.

De acordo com o Gartner, três fatores principais permitem identificar o impacto potencial de uma tendência tecnológica: o valor, o nível disruptivo e o tipo de impacto gerado.

Valor: É importante identificar oportunidades de negócios que podem ser auxiliadas pela tendência tecnológica. De que forma determinada tendência pode contribuir na resolução de problemas e na produção de melhores resultados?

Nível disruptivo: Adotar determinada tendência alteraria o modelo de negócios da organização? Essa nova tecnologia seria capaz de substituir as tecnologias existentes ou a forma de operar da empresa?

Tipo de impacto: Investigar se o impacto da tendência será refletido apenas dentro da organização ou também externamente é importante para entender o alcance da solução.

"Lembre-se de que uma tendência pode impactar direta ou indiretamente as interações entre pessoas, negócios, departamentos de TI ou mercados de tecnologia e as tarefas e operações que eles executam", diz Samantha Searle, analista principal do Gartner. “A realidade virtual, a realidade aumentada e os assistentes pessoais virtuais (VPAs), como o Siri da Apple, o Cortana da Microsoft e o Alexa da Amazon, são tendências que tiveram um impacto direto. Isso ocorre porque essas tendências mudaram a maneira como interagimos com dispositivos e empresas.”

Outro ponto importante para avaliar uma tendência é a consideração do seu grau de maturidade. Por exemplo, as tendências tecnológicas emergentes trazem muito mais riscos e preocupações com segurança e privacidade. Porém, com o crescimento da tendência, os custos e os riscos diminuem, enquanto outros fatores como implementação e usabilidade aumentam.

Para acompanhar e refletir sobre os benefícios das tendências nos negócios, especialistas orientam que as lideranças as monitorem periodicamente para que a empresa possa explorar a sua aplicabilidade ao longo do tempo. Detectar tendências tecnológicas antes do hype também é uma prática interessante para quem deseja se manter à frente da concorrência.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail