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Como ganhar a corrida de ranqueamentos online

Análise de social media, e-mail marketing e palavras-chaves de empresas concorrentes são algumas formas de se posicionar melhor

Da Redação

31/08/2016 às 8h33

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Independente
de qual tipo de empreendimento você escolher – lançar um produto novo,
começar um blog ou abrir uma agência – terá que enfrentar seus
concorrentes: numerosos, com objetivos parecidos com os seus e público
alvo similar. E digo mais – seu concorrente off-line muitas vezes não é
aquele com quem você compete online.   

Para
ganhar o mercado é essencial não somente cuidar do seu negócio, mas
também monitorar as atividades dos seus competidores online e em mídias
sociais. Fazer pesquisa competitiva é tão
importante quanto monitorar seu próprio desempenho, pois só assim você
consegue obter uma visão geral do ambiente do mercado, descobrir as
estratégias que deram certo para seus concorrentes e aprender com erros e
acertos deles.

A empresa de marketing digital SEMrush separou algumas dicas para você
monitorar seus concorrentes e analisar suas táticas e estratégias para
obter vantagens de forma ética e responsável.

1)
Descobrir oportunidades negligenciadas e aproveitá-las imediatamente:

analizando seus competidores e as melhores práticas deles você terá uma
oportunidade única de enxergar os possíveis erros e pontos fortes de
cada passo da sua estratégia, encontrar lacunas e preenche-las e tomar
melhores decisões no geral.

2)
Prever o próximo passo do seu concorrente e ficar na frente
: analisando
seus concorrentes, você será capaz de entender a estratégia comercial
deles, antecipar os próximos passos e alinhar a sua estratégia da forma
para ultrapassar sua concorrência.

3)
Entender melhor seus consumidores:
monitorando seus concorrentes, você
tem uma chance de entender porque seus clientes potenciais escolheram
certas empresas, o que faz as pessoas comprarem dessas empresas e quais
estratégias e técnicas mais atraem os consumidores.

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Seis coisas a verificar

1) Conheça seus competidores online
A
questão principal é – quem são seus concorrentes online. Essa pergunta
até pode parecer difícil se você não souber os métodos adequados para
efetuar a pesquisa. Realmente, muitas vezes as empresas nem imaginam
quem são os principais concorrentes com os quais eles competem pelas
posições no Google com mesmas palavras-chave.

Entretanto,
sabendo algumas regras de como definir seus competidores online é muito
fácil resolver essa questão: são os domínios que têm maiores
ranqueamentos e aparecem no Google com as mesmas palavras-chave que
você. A regra de ouro – quanto mais palavras-chave você compartilha com
certa empresa, maior competidora sua ela é.

Como
já sabemos, o tráfego do Google é um dos ativos mais valiosos no mundo
online, assim, se alguém estiver te superando, ele está potencialmente
roubando seus clientes.

2) Analise a estratégia orgânica deles
De
acordo com o autor do famoso livro britânico“Semantic Search” David
Amerland, busca online é marketing, se a sua empresa não estiver na web
você não consegue fazer negócios. Por isso é vital investir na
estratégia orgânica e o melhor jeito de fazer isso é de espionar seus
concorrentes. Para entender a estratégia online dos seus concorrentes
você pode usar as ferramentas analíticas de pesquisa. Elas ajudarão a
avaliar a sua estratégia orgânica e a do seu concorrente, descobrir qual
conteúdo tem o melhor desempenho e traz mais tráfego para o site, gerar
ideias de conteúdo para seu plano de conteúdo e estratégia de marketing
no geral.  

3) Avalie a estratégia paga deles
Analisando
as campanhas pagas dos seus concorrentes, você consegue obter uma ideia
do orçamento de publicidade deles. A maioria dos softwares de pesquisa
de anúncios online consegue estimar quanto dinheiro foi gasto com
publicidade e quanto tráfego isso proporcionou. Saber o quanto seu
concorrente está gastando com tráfego pago e qual retorno isso traz,
pode revelar muito sobre a estratégia de anúncios pagos dele: repare se
ele está aumentando ou diminuindo os gastos, quais palavras-chave ele
visa, quais ranqueamentos ele chegou a alcançar. Analisando esses
pontos, você poderá alinhar a sua estratégia com as médias do seu
mercado, definir os custos requeridos, escolher palavras-chave certas
para visar, entre outros.

4) Analise a lista de sites que publicaram um link para o site dos seus concorrentes
Sabemos
bem que a qualidade e quantidade de links que apontam para o seu site
têm uma influência enorme sobre o seu ranqueamento no Google. Analisando
os links que se referem aos seus concorrentes você consegue definir um
pool de sites para prestar atenção especial, criando conteúdo relevante
para eles e encontrando diferentes formas de entrar em contato e
conseguir obter links.

5) Acompanhe suas mídias sociais
Você
consegue aprender muito analisando as páginas nas redes sociais dos
seus concorrentes. Verifique quais plataformas eles mais usam e avalie o
desempenho deles: como eles montam o perfil, que tipo de fotos usam, o
número de seguidores e o engajamento que têm (uma das métricas mais
importantes), o conteúdo e temas que abordam, quais gatilhos usam para
dar abertura para conversas e discussões. Tudo isso pode te ajudar a
avaliar a eficiência da sua estratégia e ver se é válido  utilizar
algumas jogadas similares aos seus concorrentes. 

6) Olho no e-mail marketing
Conferir
a estratégia de e-mail marketing do seu concorrente é muito simples –
assine o newsletter dele! Isso te dará uma ideia sobre a abordagem que
ele usa e o conteúdo que cria para gerar leads. Aproveite as melhores
ideias dele para incorporá-las em sua estratégia e fazer melhor. Existem
algumas ferramentas no mercado, (por exemplo, SenderScore) que ajudam a
avaliar a reputação e os resultados de uma campanha de marketing.

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