Home > Carreira

Como experiências diversificadas podem contribuir para a sua carreira?

Variedade de experiências contribui para trazer habilidades para a tomada de decisão, mesmo que aparentemente elas não se relacionem entre si

Por Tiago Krommendijk*

25/03/2020 às 12h00

Foto: Shutterstock

O profissional que conseguir desenvolver suas habilidades em diversos campos de atuação e se mantiver motivado, proativo e resolutivo diante das dificuldades, tem grandes chances de progredir na carreira, oferecendo ainda um diferencial estratégico para a empresa na qual atua.

Para isso, a variedade de experiências contribui para trazer habilidades para a tomada de decisão, mesmo que aparentemente elas não se relacionem entre si. E é esta uma das competências que se espera dos profissionais do futuro, a autonomia para realizar suas tarefas sem supervisão fazendo sempre escolhas conscientes.

Na Holanda e em diversos países da Europa é bastante comum trabalhar temporariamente no tempo livre para obter renda extra, mas estas ocupações não são consideradas profissões.

Cortar tulipas de joelho no campo, enrolar fones de ouvido para deficientes, trabalhar como gari no caminhão de lixo, fazer reposição de mercadorias no supermercado até a atuação como participante de várias pesquisas científicas foram algumas das atividades que exerci e contribuíram muito para o meu crescimento profissional. Não tanto no aspecto de negócios, mas sim a empatia para entender as necessidades de outras realidades diferentes da minha.

CIO2503

E-book por:

Pessoas costumam estar envolvidas com outras da mesma classe social, vivendo numa bolha, e isso promove uma visão unilateral e distorcida da sociedade. A participação nessas atividades agregou bastante para que eu pudesse, ao atuar diretamente com o público, entender melhor outros indivíduos com vivências e experiências diferentes da minha.

Desta forma, para os profissionais é importante compreender as novas mudanças do mercado, com novas exigências, mais extenso, ativo e globalizado, além de valorizar os profissionais flexíveis e em constante movimento.

Para tanto é necessário estar preparado, entender bem do setor de atuação, saber quais são seus concorrentes, abranger questões jurídicas, gestão financeira e comercial. Não é uma tarefa fácil, mas outras atividades já desenvolvidas e que você nem imaginava, podem auxiliá-lo no entendimento de muitos desses aspectos, ou no mínimo, promoverem a flexibilidade necessária para auxiliar na atuação em tantos campos diferentes.

*Por Tiago Krommendijk, diretor de Operações da TOPdesk Brasil

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail