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Como estabelecer metas na vida e no trabalho?

Lembre que conquistá-las não depende só de motivação. Depende, principalmente, de compromisso

Vinicius Lopes *

21/03/2019 às 9h16

Foto: Shutterstock

Muita gente tem me procurado para falar sobre metas. Gente que me conta que todos os anos traça suas metas, idealiza cada uma delas realizadas e no fim não consegue nem ao menos iniciar o que se propôs a fazer.

Porque você acha que essas pessoas se perdem no meio do caminho?

Vou explicar três passos bem simples e eficazes que, se aplicados da maneira correta, podem te ajudar de maneira efetiva e comprovada a alcançar tudo o que você sempre sonhou.

Acho que chegou a hora de tirar aquela vida ideal do papel, não é verdade?

1º passo: Meta = Clareza

O grande erro das pessoas começa justamente quando elas estão elaborando e pensando em todas as metas que elas podem alcançar durante um determinado período de tempo. Normalmente, um ano.

- Aprender um novo idioma;

- Criar o hábito de ler;

- Ter mais paciência;

- Ganhar mais dinheiro.

São todas metas elaboradas em cima de desejos pessoais, de conquista.

O que então as torna metas inatingíveis para muitas pessoas?

A falta de clareza!

O nosso corpo só coloca energia  quando entende claramente o que queremos.

Vou te dar alguns exemplos. Perder peso não é meta. Perder 5 kg em 2 meses é meta!

Aprender um novo idioma não é meta, aprender inglês em 24 meses é meta!

Ganhar mais dinheiro não é meta, aumentar meu salário atual em 40% nos próximos 4 meses é meta!

Conseguiu entender o conceito?

Precisamos ter clareza total e absoluta do que estamos buscando, só assim nosso corpo e mente irão focar toda sua energia nessa jornada.

2º passo: Faça um mapa de quais serão os possíveis obstáculos

Quando estamos pensando e escrevendo nossas metas, normalmente agimos como se nada pudesse nos impedir de conquistá-las. O que sabemos que não é verdade.

Toda meta pessoal requer uma quebra de padrão de comportamento, um aumento da performance e uma mudança de hábito! Pesquisas atuais demonstram que o corpo humano pode demorar até 120 dias para se acostumar com um novo hábito, o que te obriga a prever quais serão os cenários que podem sabotar a conquista das metas definidas.

Quando você pensa em começar uma atividade física, o que pode te impedir de continuar se exercitando? Sono, cansaço, estresse, está frio, está calor, só hoje?

Racionalmente sabemos quais problemas iremos enfrentar quando decidirmos ir em busca de nossas metas. Faça um mapa desses sabotadores e se prepare para agir contra a sua zona de conforto.

3º passo: Não é motivação, é compromisso!

Esse passo será simples e muito rápido de explicar!

Não ache que por ter determinado metas sua vida será fácil. Em alguns dias você irá acordar altamente motivado, mas na maioria deles você vai ter que vencer você mesmo e as desculpas que está acostumado adar para si mesmo.

Esqueça a motivação. Assuma um compromisso com a sua prosperidade, com a sua vida ideal e honre as suas escolhas e palavras!

 

(*) Vinicius Lopes é coach comportamental

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