Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Como encontrar talentos DevOps que sejam bons com tecnologia e pessoas?
Home > Gestão

Como encontrar talentos DevOps que sejam bons com tecnologia e pessoas?

Estudo reforça importância de time com desenvolvedores hábeis em hard skills e soft skills. Mas como encontrar a combinação ideal em talentos?

David S. Linthicum*

18/09/2019 às 10h38

Foto: Shutterstock

Os desenvolvedores precisam dominar a tecnologia e também habilidades sociais? De acordo com um novo relatório do DevOps Institute, sim.

Quando se fala em recrutamento, o estudo constatou que há um equilíbrio dentro das empresas na busca por habilidades sociais e técnicas. Segundo o levantamento, essas capacidades são desejadas tanto para promover colaboradores, quanto para contratar novos profissionais.

Para executivos de nível C e gerenciamento de TI, as habilidades em negócios foram consideradas particularmente importantes. A pesquisa encontrou uma correlação entre os conjuntos de habilidades necessárias e desejadas. Conhecimentos em automação, citados por 57% dos entrevistados como essenciais ficaram próximos das habilidades sociais (53%).

Na realidade, DevOps tem mais relação com pessoas e cultura do que com ferramentas e tecnologia. No entanto, não é isso o que se pensa quando se fala em mundo tech. Geralmente, os profissionais se concentram em habilidades de devops orientadas para a tecnologia, mas esses domínios não farão muito sentido se os profissionais não tiverem a capacidade de engajar os demais colaboradores em uma cultura de melhoria contínua.

Atualmente, a dificuldade está na contratação nos dois tipos de habilidades. É comum que as empresas encontrem especialistas em tecnologia que não sabem lidar muito bem com pessoas e vice-versa. Mas como haver essa combinação? Ainda não há certeza de que é possível, pelo menos não de forma consistente.

De qualquer forma, é possível contratar profissionais que tenham ambas as capacidades em algum nível. Provavelmente eles não serão extremamente sociais ou excessivamente focados em tecnologia, mas estarão mais próximos dessas habilidades. Portanto, esses colaboradores precisam de auxílio para ajustar suas capacidades mais fracas.

Para ajudá-los, a sugestão é utilizar reforços positivos, como bônus sobre os resultados desejados. Outra ideia é usar mentores que possuem as habilidades desejadas e que sejam líderes culturais para orientá-los.

*David S. Linthicum é diretor de estratégia de cloud da Deloitte Consulting e especialista em indústria e líder de pensamento reconhecido internacionalmente

 

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15