Home > Carreira

Como encontrar os melhores talentos em nuvem?

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, muitas empresas estão se voltando para duas estratégias para recrutar talentos

Infoworld (EUA)

20/09/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

Com ofertas atrativas e usando meios não tão tradicionais, recrutadores de todo o mundo estão tentando captar talentos em nuvem. Com todos os tipos de empresas em todos os setores migrando para a cloud computing, tem se tornado um verdadeiro desafio encontrar profissionais com as habilidades e experiências certas.

Muitas pessoas pensam que as organizações deveriam fornecer treinamentos para capacitar seus próprios colaboradores, mas essa opção pode levar meses, dependendo das aptidões dos atuais funcionários de TI. Além disso, as infraestruturas existentes não vão desaparecer tão cedo, exigindo profissionais inteligentes que sejam dedicadas a esses sistemas, e não somente às plataformas de nuvem.

Nesse cenário, o objetivo passa a ser fazer novas contratações ou chamar consultores - ou ambos. Isso significa que as empresas de consultoria também estão buscando os mesmos talentos que as outras companhias, aumentando a demanda em todos os locais.

Mas então, como encontrar o talento certo para o seu negócio? Muitas empresas estão usando dois segredos:

Meetups

Os meetups acontecem na maioria das grandes cidades. Portanto, se o assunto estiver relacionado à tecnologia de nuvem, esteja presente nos encontros para conhecer pessoas.

No geral, quem participa de meetups está disposto a abandonar uma noite de séries na TV por uma reunião informal para falar sobre as diferenças entre plataformas de nuvem. Ou seja, são pessoas que se dedicam à tecnologia além do horário de trabalho e são apaixonadas por aprender. Felizmente, a maioria dos recrutadores ainda não descobriu esses encontros.

Publicações

Outra ideia é fazer podcasts, blogs, publicar vídeos no YouTube. O foco deve ser criar conteúdos que interessarão a quem estiver envolvido em cloud computing. As pessoas que estão dispostas a assistir e comentar essas postagens geralmente são apaixonadas pelo assunto. Portanto, é interessante criar uma rede para encontrar talentos.

A busca por profissionais qualificados é intensa, e esse é um dos motivos que estão impedindo que as empresas progridam. Quem imaginaria que a capacidade de ser criativo e inovador em relação à contratação seria tão importante? Não será assim para sempre, mas pelo menos para 2019 e 2020 continuará.

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail