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Como definir um plano para a mudança de cultura dentro das empresas?

Gartner alerta para transformação da cultura corporativa como um item fundamental para o sucesso a longo prazo

Da Redação

03/09/2019 às 9h28

Foto: Shutterstock

A transformação digital não tem como base apenas a tecnologia. Na verdade, o processo de digitalização deve ser acompanhado de uma profunda mudança de cultura dentro das empresas.

De acordo com o Gartner, com novas demandas surgindo diariamente, as organizações precisam implementar uma cultura de inovação, que deve ser impulsionada pelos líderes de TI. Para os analistas, são os profissionais da tecnologia que mostrarão novos caminhos e oportunidades aos negócios, tendo como base a adoção de novas soluções digitais.

Visando a construção de uma jornada de transformação da cultura organizacional, a orientação das empresas deve ser direcionada para a inovação. É por meio dessa mudança que ações poderão ser tomadas, com todos os profissionais trabalhando focados em um mesmo objetivo.

Para alcançar essa meta, o Gartner explica que os líderes e os CIOs devem preparar um roteiro, avaliando as principais etapas para alcançar a transformação digital. Segundo os especialistas, o sucesso depende de alguns fatores. São eles:

1. Objetivos estratégicos

Antes de colocar um projeto de mudança cultural em ação, os responsáveis precisam identificar o que deve ser mudado e quais são os objetivos da iniciativa. Em alguns casos, fazer pequenos ajustes pode ser mais interessante do que apostar em transformações complexas. Depois da análise, os líderes devem apresentar o projeto para todos os stakeholders da empresa, garantindo que todos compreendam a importância e os impactos que as mudanças terão nos negócios.

2. Participação de todas as equipes

Apesar do foco em inovação estar ligado ao trabalho da TI, é fundamental que todas as áreas da companhia compreendam o plano de mudanças. Visando o engajamento no projeto, os analistas aconselham que todos participem de discussões para criar a base da nova cultura organizacional, o que facilitará todo o processo.

3. Plano de comunicação

Para que os trabalhadores se mantenham engajados durante o processo de transformação de cultura corporativa, é fundamental manter contato com as equipes e suas lideranças. Segundo os especialistas, mostrar e informar todo o passo a passo do projeto, as conquistas e as dificuldades são práticas que aproximam os grupos envolvidos.

4. Avaliações

Ao longo do processo de transformação cultural, é imprescindível monitorar e realizar avaliações sobre as mudanças. A recomendação é que os líderes de TI invistam na criação de medidas de referência para comparar a cultura atual com a nova, pois assim serão capazes de encontrar falhas e definir o sucesso da campanha.

Para além desses quatro tópicos, o Gartner sugere que toda a empresa construa outras bases para alcançar a transformação cultural e, consequentemente, digital. A identificação de pontos fortes, brechas e acompanhar casos de sucesso são formas interessantes para a criação de jornadas mais rápidas e eficientes.

 

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