Home > Gestão

Como capacitar funcionários por meio da Transformação Digital

Gerenciar a mudanças é fundamental na era atual. Você está preparado?

Kátia Ortiz *

07/03/2019 às 13h46

Foto: Shutterstock

A Transformação Digital não é apenas uma palavra da moda. É um processo de mudança que impacta tanto os funcionários quanto as organizações. À medida que a tecnologia avança e as empresas evoluem no Brasil, é hora de os funcionários se prepararem para adaptar a maneira como trabalham e adotar novos conjuntos de habilidades.

É possível para as empresas usarem a transformação digital não apenas para se transformarem digitalmente, mas também fornecerem uma experiência geral melhor para os próprios funcionários. Podem, por exemplo, automatizar o trabalho repetitivo nos departamentos de TI para criar uma experiência semelhante à do consumidor para os usuários finais. Assim, o funcionário consegue se concentrar em tarefas mais objetivas.

Mas a mudança não é algo fácil para todos. E enquanto uma empresa pode adquirir a melhor tecnologia para alavancar sua jornada de transformação digital, esse investimento será desperdiçado se os funcionários não aceitarem a mudança. Como líder, é meu papel motivar e demonstrar como essa mudança ajudará a tornar o trabalho da equipe mais fácil. Tendo passado por esse processo, há algumas dicas que aprendi ao longo do caminho para ajudar a melhorar a transformação digital de outras empresas.

Comunicando a mudança: por que essas mudanças estão acontecendo?
Com qualquer tipo de mudança, sua organização precisa ser muito clara em seu propósito. Quanto mais clareza você puder fornecer como líder, maior a probabilidade de os funcionários apoiarem a novidade. Se você possui um plano sólido de comunicação interna para educar seus funcionários sobre os benefícios, o mais provável é que os funcionários se sintam envolvidos e apoiem a transição.

Encorajando a mudança: como criar entusiasmo?
As organizações recorrem à transformação digital para simplificar as tarefas e facilitar as cargas de trabalho dos funcionários, para que possam se concentrar no trabalho que impacte nos resultados.

Para levar os funcionários a bordo das mudanças, eles precisam entender os benefícios que trarão para suas tarefas diárias. Uma forma eficaz é construir um comitê de “líderes de torcida”, colaboradores que defenderão as mudanças em toda a sua organização. Seus funcionários são seus melhores embaixadores, eles devem ter uma compreensão sólida dos benefícios, mas também de como usar a nova ferramenta ou o software que está sendo implementado.

Os dados são cruciais: como saber se a mudança está funcionando?
Envolver seus funcionários no processo e obter seus comentários ao longo do caminho não apenas ajudará a garantir que se sintam valorizados, mas também determinará se o processo de transição é eficaz. Além disso, alavancar os dados coletados durante a transformação pode informar como você se adapta, corrige e avança.

As taxas de adoção dos funcionários às novidades da sua empresa podem ser analisadas por meio das plataformas de desempenho on-line. Através delas, você tem acessos a dados que medem oportunidades de melhoria em áreas específicas para fornecer feedback em tempo real sobre sua transformação digital. É possível economizar milhares de reais por ano nas empresas ao automatizar a coleta e a análise de dados.

Usando os dados disponíveis, você pode ajustar sua estratégia de gerenciamento de mudanças para se alinhar aos objetivos e valores de sua empresa, ao mesmo tempo em que garante que sua equipe esteja envolvida e engajada com a transição, contribuindo para o resultado final.

A mudança é inevitável, mas também é necessário que as organizações impulsionem o crescimento de seus funcionários. Identificar claramente seu plano, incentivá-los durante todo o processo e monitorar os resultados permitirá uma transição suave.

 

(*) Kátia Ortiz é country manager da ServiceNow no Brasil

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail