Home > Tendências

Como anda o cenário dos superapps no Brasil?

81% dos brasileiros ainda não sabem o que são os superapps. Relevância dos aplicativos e seus modelos de negócio serão discutidos no IT Forum X

carla

04/10/2019 às 16h10

Foto: Shutterstock

Apesar de já serem tendência mundial, os superapps são pouco conhecidos no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Google, 81% dos brasileiros não sabem o que são os superapps.

Durante o levantamento, 500 pessoas foram entrevistadas e apresentadas ao conceito. Após o entendimento, apenas 45,8% consideraram a instalação das plataformas, vendo como principal vantagem a redução do espaço utilizado na memória dos seus smartphones. O estudo também descobriu que os serviços mais utilizados seriam a troca de mensagens, compras, entrega de refeições, compra de passagem aéreas, agendamento de consultas, serviços de mobilidade e aplicações financeiras.

Um exemplo de um dos superapps que mais vem crescendo no Brasil é o Rappi. Hoje, com mais de 800 mil usuários, a plataforma permite a entrega de qualquer tipo de produto, incluindo remédios, compras em supermercados, bebidas e até mesmo os patinetes Grin como alternativa para fugir do trânsito.

Como em um único aplicativo o usuário pode desfrutar de diversos serviços, os superapps estão buscando agregar valor aos usuários. Um dos principais aspectos que caracterizam um superapp é uma base de usuários com alta frequência de uso. Mas será que a moda vai pegar no Brasil?

Para esclarecer as tendências sobre os superapps, especialistas abordarão o tema durante o painel "É a morte dos apps? Superapps surgem", que acontecerá no dia 17 de outubro durante o durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes:

Ricardo Bechara, Rappi

Ricardo Bechara é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Varejo e Mercados de Consumo. O executivo possui grande experiência no varejo digital. Trabalhou por cinco anos na Mobly, maior loja online de móveis do Brasil. Hoje, Bechara atua como diretor de Expansão da Rappi no Brasil, onde cofundou a empresa.

Antonio de Carvalho, Méliuz

Antonio de Carvalho é Product Manager no Méliuz e tem 10 anos de experiência em desenvolvimento de software. O executivo é formado em Ciência da Computação com Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Amazonas.

Pedro Meduna, Cabify

Pedro Meduna é Country Manager da Cabify no Brasil, onde lidera esforços estratégicos e de integração dentro da empresa em prol do desenvolvimento da mobilidade no país. Na Cabify desde 2016, o executivo liderou a fusão global com a Easy, além de outros projetos estratégicos para o grupo. Dentro da companhia, o executivo desempenhou também outros papéis de liderança global, nas áreas de estratégia, novos projetos e pride & talent. Anteriormente, foi cofundador e CEO da Tripda, startup de caronas que arrecadou mais de US $ 11 milhões com investimentos da alemã Rocket e do fundo norte-americano Insight Venture Partners.

Livia Chanes, Itaú

Livia Chanes é diretora do iti, plataforma de pagamentos digitais do Itaú. A executiva é formada em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP e fez iniciação científica durante a graduação, além de ter mestrado na École Nationale Des Ponts Et Chaussée e MBA em Insead (France/Singapore). Anteriormente, Chanes atuou como diretora de canais digitais do Itaú Unibanco.

João Fernandes, Singu

Engenheiro de Automação e Controle pela PUC-Rio, João Fernandes tem mais de dez anos de experiência em operações. Já atuou como gerente de processos e executivo de melhoria de negócios em empresas como Thyssen Krupp e Grupo de Moda Soma (Animale e Farm) e, atualmente, é COO da Singu, maior marketplace de beleza e bem-estar do Brasil.

O painel será mediado por Igor Lopes, diretor de Conteúdo do Transformação Digital. É também colunista de tecnologia no BandNews TV e já passou pelos principais veículos especializados em tecnologia do Brasil. Na NZN, foi diretor de conteúdo das sete propriedades do grupo (Tecmundo, The BRIEF entre outros); no Canaltech foi editor-chefe e cofundador do site. Cobre o mercado de negócios em tecnologia há quase 15 anos.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail