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Como a Movida aplicou machine learning para impulsionar seus negócios

Empresa de aluguel de carros recorreu ao Google Cloud e a plataforma Search Ads 360 para levar ML para plataforma de CRM das 187 lojas da Movida

Da Redação

04/09/2019 às 10h02

Foto: Shutterstock

A Movida, empresa de aluguel de carros, usou machine learning para integrar sua plataforma de CRM com as 187 lojas espalhadas no Brasil. A solução usou a plataforma Google Cloud e Search Ads 360 para a integração. Esta integração influenciou positivamente as campanhas de mídia da marca.

O objetivo da integração com as tecnologias, segundo a Movida, era aumentar o número de reservas e gerar efetivação de contratos nos canais digitais, tanto no site quanto no aplicativo. Entre os desafios estava manter a meta de custo por atividade (CPA) saudável, mesmo em épocas sazonais, como férias e feriados, e sem prejudicar a busca por prazos.

Para a implementação, os trabalhos integraram equipes e soluções de TI, CRM (Customer Relationship Management) e BI (Business Intelligence), com foco nos objetivos de negócios da companhia. O Search Ads 360 foi usado, basicamente, de três maneiras: automação, com o uso de regras de acordo com o histórico de desempenho e lance inteligente; audiência, utilizando dados de geolocalização por meio de Adaptive; e integração, que se valeu da informação sobre volume de frota nas lojas para otimizar os lances. “Criamos uma regra para quando a loja apresenta falta de carro, reduzindo o lance nessa região”, explica o CMO da Movida, Charles Sperandio.

O case envolveu ainda a integração de dados da loja e utilização do Google Cloud para criar um feed atualizado do nível de estoque de carros por cidade, além de poder combinar o machine learning do Search Ads 360 e os dados do BigQuery para otimizar os processos internos.

Resultados

Na comparação de janeiro de 2019 com janeiro de 2018, a Movida afirma que suas locações de search cresceram 25%, ao mesmo tempo em que o custo por conversão reduziu 26% e as chamadas impression share aumentaram 6,15%. Houve ainda uma redução de 10% no custo por atividades (CPA) em relação a dezembro de 2018.

Sperandio explica que a estratégia foi além de uma campanha de mídia. “Era necessário crescer a receita de locação de carros, obedecendo a relação entre demanda e taxa de ocupação das lojas. Atualmente, mais de 50% dos nossos negócios provém de plataforma online. E após atuação em plataformas Google em parceria com a Reamp, conseguimos crescer em 200% as nossas vendas pelo aplicativo”, explica o executivo.

 

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