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Com ‘suporte de TI expresso’, Google resolve problema de produtividade interno
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Com ‘suporte de TI expresso’, Google resolve problema de produtividade interno

Programa 'Grab and Go' disponibiliza chromebooks a funcionários da companhia e de empresas parceiras

Da Redação

03/02/2020 às 16h00

Foto: Divulgação/Google

No dia a dia do trabalho, poucas coisas podem ser tão frustrantes como um computador inadequado ou, pior, que simplesmente deixa de funcionar. Se esse tipo de desafio pode ser algo que, à primeira vista, sensibiliza o nosso frágil humor moderno, é o mesmo que impacta na produtividade do funcionário e até mesmo das equipes de TI.

Tal lacuna era um problema que o Google enfrentava, mas que tem sido endereçado desde 2015 com uma solução que dá suporte não só aos funcionários como alivia a própria TI da companhia. Batizado de "Grab and Go", trata-se de uma espécie de "suporte a TI expresso" que "empresta" notebooks a funcionários que precisam.

Como funciona

O "Grab and Go funciona" como um programa de empréstimo de notebooks que dá autonomia aos funcionários ao permitir que pequem qualquer máquina disponível em uma estação de autoatendimento. O brasileiro David Neto, técnico de TI do Google Brasil, foi um dos idealizadores da iniciativa.

Na prática, armários próximos ao Techstop - área do Google dedicado ao suporte de TI - oferecem Chromebooks, computadores com sistema operacional do Google, o Chrome OS. Uma vez, com o equipamento, os funcionários podem voltar a trabalhar normalmente, tendo em vista que todos os arquivos que precisam estão salvos na nuvem.

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A ideia para o Grab and Go surgiu após a equipe de TI do Google perceber que a demora para a solicitação de um novo computador ou a espera pelo conserto do equipamento danificdao tomava muito tempo dos funcionários e da equipe de suporte.

Produtividade

Segundo o Google, os resultados foram significativos. A companhia estima que cerca de 50% de todos os usuários do Grab and Go resolveram sozinhos problemas de produtividade que, no modelo antigo, teriam levado, em média, um dia para serem solucionados. Somente em 2018, mais de 35 mil colaboradores realizaram cerca de 105 mil empréstimos por meio do Grab and Go.

"Agora, as equipes de tecnologia conseguem dedicar menos tempo ao empréstimo de máquinas e podem focar em projetos mais estratégicos", afirma a companhia.

Em junho de 2016, o programa ganhou escala global e a partir de março de 2018 passou a ser oferecido por Google Cloud a empresas. Atualmente o programa está ativo pelos mais de 75 escritórios do Google ao redor do mundo e em companhias de diversos segmentos, após a decisão do Google de compartilhar a solução com outras organizações.

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