Home > Tendências

Cisco lança o maior switch de sua história

Capacidade de virtualização para data centers é o principal atrativo do novo Nexus 7000, de acordo com a empresa americana

Computerworld, EUA

29/01/2008 às 12h45

Foto:

A Cisco Systems anunciou nesta segunda-feira (28/01) o lançamento do maior switch de sua história, o Nexus 7000, desenvolvido para uso em data centers de missão crítica.

Com preços a partir de 75 mil dólares, o Nexus 7000 começa a ser entregue no segundo trimestre deste ano, com um novo sistema operacional, o Nexus operating System (NX-OS), segundo revelou Jayshree Ullal, vice-presidente sênior da unidade de data center, switching e serviços da Cisco.

A empresa também anunciou uma nova arquitetura Trusted Security e uma expansão para a família Catalyst de switches, que vêm ajudando a Cisco a deter 70% do mercado global de switches.

Mais de 1,5 mil patentes foram utilizadas na criação da plataforma Nexus, que custou à Cisco mais de 1 bilhão de dólares em pesquisa e desenvolvimento, de acordo com Ullal.

O Nexus 7000 entregará uma capacidade de switching de até 15Tbit por segundo em um único chassi, com 512 portas Ethernet de 10Gbit/segundo, disse a vice-presidente. No futuro, a Cisco entregará portas de 40 Gbit/segundo e 100 Gbit/segundo.

A plataforma foi desenvolvida para prover acesso a todos os recursos de rede e armazenamento para todos os servidores em um data center, segundo a empresa. Essa característica ajuda a companhia a estabelecer o sistema Data Center 3.0, da Cisco, anunciado em julho de 2007, na consolidação e virtualização de data centers.

Doug East, gerente de computação de alto desempenho do Laboratório Lawrence Livermore, disse em um comunicado que o Nexus 7000 tem grande potencial para a computação científica. Com sua escalabilidade, segurança reforçada, virtualização e portas Ethernet de 10Gbit/seg, o especialista disse que o equipamento pode ser usado pelo laboratório.

Zeus Keravala, analista do Yankee Group, disse que o Nexus 7000 funcionará muito bem em data centers que virtualizem recursos de computação como capacidade de processamento, memória ou armazenamento. “A Cisco desenvolveu um equipamento que atende às necessidades atuais dos data centers e vai permitir às corporações implementar o conceito de virtualização em larga escala”, afirma, lembrando que os concorrentes da companhia não devem chegar perto do Nexus porque ele provê inovações de computação e rede, juntas.

Segundo a fabricante, o NX-OS combina funcionalidades avançadas de virtualização em um sistema operacional simples, com uma interface IOS familiar. As falhas na rede podem ser detectadas e o NX-OS permitirá que ele seja reiniciado sem interrupção dos serviços. A virtualização também permite que provedores de hospedagem ou administradores múltiplos dividam funções, fazendo com que cada um deles possa trabalhar em seu próprio ambiente.

Pela primeira vez, o Nexus 7000 também incorpora a arquitetura Cisco Trusted Security para integrar segurança e gestão de identidade por todo o data center. Além disso, um novo Data Center Network Manager foi desenvolvido para dar aos administradores informações visuais que aprimorarão a eficiência e confiabilidade do data center.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail