Home > Carreira

CIOs se mostram mais insatisfeitos em relação ao trabalho, diz pesquisa

Com maior foco estratégico, CIOs estão percebendo desequilíbrio entre vida profissional e pessoal

Da Redação

27/01/2020 às 17h00

Foto: Shutterstock

De acordo com uma pesquisa realizada pela Logicalis, o papel do CIO está passando por mudanças focadas em receita e estratégia. O estudo teve como base entrevistas com 888 CIOs de todo o mundo, revelando que 61% deles estão passando mais tempo executando atividades de planejamento estratégico.

Leia na IT Trends

Já 43% afirmaram ser avaliados conforme a sua contribuição para o crescimento da receita. Embora estejam assumindo novas responsabilidades, o levantamento mostra que os CIOs têm se sentido pressionados com riscos de segurança mais altos e orçamentos reduzidos.

Para 48% dos participantes, o tempo dedicado à segurança aumentou nos últimos 12 meses. Atualmente, os executivos gastam 25% do seu tempo em compliance de segurança e informação. Além disso, a manutenção de tecnologias se mantém como uma das suas principais tarefas: em média, um terço do tempo é focado na atividade.

CIO2503

E-book por:

Segundo o relatório, a pressão está prejudicando a relação dos CIOs com o trabalho. No último ano, 49% dos entrevistados sentiram maior insatisfação. Para 29%, há maior desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal. "Este aumento na responsabilidade estratégica deve ser incorporado tanto pelos negócios quanto pelos CIOs, porque a tecnologia é a chave para vantagens competitivas e eficiência operacional. No entanto, os resultados do estudo são categóricos nas revelações e mostram o aumento na pressão exercida sobre os CIOs", explica Mark Roger, CEO da Logicalis.

"As organizações devem garantir que os CIOs tenham total apoio, assim como os recursos necessários para realizar o trabalho com eficiência. As empresas estão forçando os CIOs a aprenderem mais sobre o ramo dos negócios e sobre a contribuição na estratégia, enquanto eles ainda mantêm o ritmo das atividades diárias. Isto, claramente, tem de ser resolvido."

Roger afirma, ainda, que o papel do CIO vai continuar em evolução. Com o impacto da transformação digital no mercado, os líderes de tecnologia estão ganhando maior espaço. "Hoje, espera-se que o CIO seja responsável pelo desempenho do negócio em nível estratégico, o que se soma ao tempo que eles devem passar cuidando da infraestrutura de TI", conclui o executivo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail