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CIOs são os principais agentes de transformação digital das empresas
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CIOs são os principais agentes de transformação digital das empresas

Três quartos dos CIOs participam de ideias e estratégias para transformações digitais, segundo estudo

Da Redação

07/07/2020 às 17h24

Foto: Adobe Stock

Como os CIOs estão ajudando suas organizações a navegar no cenário digital complexo e em rápida evolução? Partindo dessa e de outras perguntas, um estudo global realizado entre maio e junho, identificou com executivos de vários países, que os principais agentes de transformação digital das empresas são os CIOs. Segundo o estudo, três quartos dos participantes da pesquisa disseram que os CIOs de suas empresas participaram dos esforços de concepção e estratégia de suas iniciativas digitais.

De acordo com o relatório 2020 TCS Chief Information Officer Study, realizado pelo centro de liderança do Instituto TCS Business 4.0, muitos CIOs das principais empresas evoluíram suas descrições de cargo e reputação de sua posição além de funções como "facilitador digital" e "operador técnico" para se tornarem agentes de mudança que defendem a inovação do modelo de negócios. Entretanto, essa mudança não foi com todos CIOs de todas as empresas pesquisadas ou em mesmo grau. Os líderes fora da TI, frequentemente, proposital ou necessariamente, se tornam os líderes digitais de suas áreas de negócios.

Empresas líderes x empresas seguidoras

O relatório foi feito com base em entrevistas com 1.010 executivos de TI em 11 setores nos EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Holanda para esclarecer quais papéis os diferentes executivos do C-suite desempenharam na transformação digital de sua empresa nesta década (desde 2010). As conclusões do estudo da Tata Consultancy Services (TCS) mostram que as funções e responsabilidades do CIO mudaram na última década, especialmente em empresas que lideram o caminho na transformação digital de seus negócios.

A pesquisa dividiu os entrevistados em dois grupos: “empresas líderes”, ou seja, empresas de sucesso que aumentaram sua receita ou ofertas digitais na última década, ou ainda altamente digitalizadas com forte liderança na área ou com novos modelos de negócios, produtos e serviços e modelos operacionais habilitados para digital; e “empresas seguidoras”, que possuem iniciativas digitais na fase piloto ou limitadas a algumas unidades de negócios, e/ou que possuem pouco ou nenhum sucesso em aumentar a receita de seus esforços digitais nesta década.

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Nos dois grupos, 76% dos CIOs participam de ideias e estratégias para transformações digitais. Nas empresas líderes, no entanto, os executivos da linha de negócios e os conselhos de administração geralmente desempenham um papel maior na concepção e na estratégia do que para as empresas seguidoras. Por exemplo, nas empresas líderes, 19% relatam que os chefes de linha de negócios também estão contribuindo para a concepção e estratégia, em comparação com 14% das empresas seguidoras.

Os CIOs também relatam que estão assumindo um papel importante nos aspectos de governança e gerenciamento de projetos das transformações digitais de suas organizações. Sessenta e um por cento dos CIOs assumem um papel de liderança na governança e 54% lideram o gerenciamento de projetos.

As decisões sobre o orçamento para a transformação digital são mais prováveis de partirem dos escritórios dos CEOs, segundo 35% dos entrevistados, CFOs estão na sequência com 29%, função de operações de produção e fabricação 20%, e do CIO 18%. Mesmo entre os CIOs das empresas líderes, apenas 21% desempenharam um papel na determinação de orçamentos para a transformação digital na última década.

Pessoa e função chave para a transformação digital

Os CIOs entrevistados disseram que a pessoa ou função que está impulsionando a transformação digital nas suas organizações, geralmente vem de uma liderança do próprio escritório dos CIOs (58%). Os CIOs das empresas líderes direcionam transformações digitais quase três quartos (73%) das vezes, enquanto os CIOs das empresas seguidoras são responsáveis por esses projetos 50% das vezes.

A liderança das transformações digitais em outras posições que não o CIO segue as expectativas lógicas do setor. Por exemplo, é mais provável que o chefe de produção e manufatura direcione os esforços de transformação em empresas automotivas (onde 17% o fazem) e empresas de manufatura industrial (18%) - muito mais do que os 4% das empresas em geral que têm esses papéis liderando as transformações em suas empresas. Nas indústrias de varejo e bens de consumo embalados, a liderança digital é mais provável que venha do chefe de distribuição: 12% vs. 3% em todas as indústrias.

No geral, os CIOs gastam cerca de metade do tempo em inovação de modelos de negócios digitais e metade do tempo gerenciando sistemas de TI existentes ou herdados. Mas nas empresas líderes, os CIOs usam 63% de seu tempo para buscar a inovação do modelo de negócios digitais; eles destinam os 37% restantes para gerenciar a infraestrutura de TI existente. Nas empresas seguidoras, os CIOs destinam mais da metade do tempo à TI herdada (57%) e apenas 43% à inovação digital do modelo de negócios.

Quando perguntados sobre quais atividades eles supervisionam, os CIOs em geral identificaram uma variedade de sistemas sob sua alçada. A infraestrutura de TI e os sistemas de informações herdados existentes foram a principal resposta, citada por 60%, seguida pelos sistemas relacionados à Internet das Coisas (57%), desenvolvimento de novos sistemas para dar suporte aos processos de negócios existentes (51%) e pesquisa sobre tecnologias emergentes (47%). Existem algumas diferenças marcantes entre os CIOs das empresas líderes e os das empresas seguidoras.

Nas empresas líderes, uma porcentagem muito maior disse que desenvolveu novos negócios, produtos e serviços digitais dentro da função de TI, como 63% dos respondentes. Enquanto, 32% desses CIOs das empresas líderes disseram que essas atividades também podem ocorrer em uma função comercial e 30% disseram que isso ocorre em uma unidade de negócios separada, reportando-se ao CEO ou chefe de divisão. Trinta e seis por cento disseram que ocorre fora da empresa.

Em todas as empresas pesquisadas, os membros do C-suite parecem concordar com a visão do CIO de oportunidades de crescimento relacionadas ao digital. As estimativas variam de 71% do tempo de acordo entre CIOs e CEOs e 73% do tempo de acordo com conselhos de administração e outros chefes de funções corporativas, a 76% dos executivos de linha de negócios (LOB).

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