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CIOs precisam lutar por mudanças

Confira os resultados da pesquisa do Gartner com 1,5 mil CIOs e conheça a agenda para 2008

Computerworld, RU

24/01/2008 às 12h56

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CIOs e diretores de TI precisam lutar prar provar que TI é parte da solução, não parte do problema, com as organizações apertando os cintos diante das incertezas da economia, de acordo com o Gartner.

O alerta foi feito por Dave Aron, diretor de pesquisa de Programas Executivos do Gartner, assim que a empresa anunciou as descobertas de sua pesquisa com 1,5 mil CIOs.

“Cios precisam colocar os pés no chão e entender as necessidades de seu negócio,” ele disse.

O relatório – “Fazendo a diferença: A agenda do CIO em 2008” – destacou as 10 prioridades em tecnologias e negócios dos líderes de TI nas organizações. Ele descobriu que as organizações estão olhando para a TI cada vez mais como uma forma de fazer uma diferença fundamental no suporte ao crescimento.

Melhorar os processos de negócio se mantêm como prioridade, enquanto atrair e manter novos clientes passou da terceira posição em 2007, para a segunda, em 2008. Inovações para o negócio – criação de novos produtos e serviços – subiu para as três principais este ano, depois de quase não se posicionar entre as dez mais no ano passado.

Reduzir os custos da empresa caiu do segundo lugar no ano passado, para a quinta posição este ano, de acordo com o Gartner. Entretanto, Aron alertou que diante das incertezas da economia, os CIOs devem lutar com todas as forças para reduzir e cortar gastos.

O orçamento da TI é tipicamente cerca de 3% a 5% de todos os custos do negócio, diz ele. Um corte de 10% no orçamento da TI faria pouca diferença nos custos gerais do negócio, mas pode significar danos sérios à capacidade de inovação das empresas, acrescenta.

Somado aos desafios dos CIOs em 2008, o Gartner destacou os desafios da equipe de TI. “Apenas 27% dos CIOs acreditam que têm o número adequado de pessoas capacitadas a entender as necessidades do negócio. O que está impactando o desempenho do departamento e seu suporte às estratégias corporativas,” ele diz.

“As habilidades de seu pessoal contam,” diz Mark McDonald, diretor de pesquisas do Gartner Executive Programs. “Dois terços das organizações de TI que não respondem às expectativas do negócio clamam que as habilidades estão no centro de seus problemas de desempenho,” diz o Gartner.

Mas a resolução desse impasse não deve vir em breve, desde que apenas metade dos relatórios dos CIOs colocam os problemas de habilidades entre as cinco mais da lista de estratégias para 2008.

10 prioridades de negócio
1- Melhorar processo de negócio
2- Atrair e manter novos clientes
3- Criação de novos produtos e serviços (inovação)
4- Expansão em novos mercados e geografias
5- Reduzir custos da empresa
6- Otimizar a eficiência da força de trabalho
7- Expandir relacionamento já existente com clientes
8- Melhorar o uso de informações e análises
9- Acertar clientes e mercados com maior precisão
10- Adquirir novas empresas e capacidades (fusões e aquisições)

10 prioridades tecnológicas
1- Aplicações de Business Inteligence
2- Aplicações empresariais (ERP, CRM e outras)
3- Tecnologias de servidores e storages
4- Modernização e atualizações
5- Infraestrutura técnica
6- tecnologias de segurança
7- Rede, voz e dados
8- Tecnologias colaborativas
9- Gerenciamento de documentação
10- Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e Aplicações orientadas a serviço e negócio (SOBA)

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