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CIOs, estes são os 7 segredos das equipes de TI de alto desempenho

Você tem as habilidades certas para levar a sua equipe de TI a novos patamares? As sete dicas a seguir ajudarão a começar

CIO (EUA)

30/08/2019 às 8h49

Foto: Shutterstock

Todo líder de TI quer comandar uma equipe reconhecida pelo seu talento, produtividade e criatividade, mas poucos possuem o que é necessário para tornar o seu time um verdadeiro modelo de sucesso. Um diferencial importante dos melhores líderes de TI é a coragem, pois são capazes de assumir riscos e criar novas oportunidades para os negócios.

"Um grande obstáculo para as equipes de TI alcançarem o alto desempenho é o medo. Em vez de se esquivarem do desafio, os líderes de TI que desejam energizar suas equipes devem se preparar para falhar rapidamente, esperar falhas e aprender com isso", observa Evan Callender, diretor de prática de serviços gerenciados da West Monroe, multinacional de consultoria em gestão e tecnologia.

Você tem as habilidades certas para levar a sua equipe de TI a novos patamares? As sete dicas a seguir ajudarão a começar.

1. Priorize o aprendizado

As equipes de sucesso trabalham de maneira inteligente. Para isso, é essencial promover uma cultura de aprendizado contínuo. Como a tecnologia está em constante evolução, a habilidade mais importante atualmente é a capacidade de aprender e de se aprimorar regularmente.

"Como líder tecnológico, você deve incentivar esse [conceito], seja dedicar tempo semanalmente para que suas equipes de desenvolvimento aprimorem suas habilidades técnicas ou organizar uma hackathon para que os funcionários se afastem do trabalho diário para encontrar novas maneiras de encarar problemas difíceis", recomenda Kush Saxena, CTO da Mastercard.

Também é importante reconhecer que parte do aprendizado acontece informalmente entre os membros da equipe. "Crie uma cultura de orientação e recompense os profissionais de alto desempenho que dedicam tempo para elevar seus colegas e equipes", acrescenta.

2. Dê liberdade

Os membros da equipe devem ter a capacidade de realizar todo o seu potencial, um compromisso que geralmente requer uma nova abordagem da liderança.

"Como equipe de gerenciamento, comprometemo-nos a transformar nossos estilos de liderança do tradicional modelo, de comando e controle, para um estilo mais inclusivo de liderança", diz Andrew Palmer, CIO do Liberty Mutual Insurance. Segundo o especialista, a empresa espera que os seus líderes tenham uma mentalidade focada no crescimento, flexibilizando seus estilos com o objetivo de capacitar as suas equipes. "Contratamos pessoas inteligentes e confiamos que elas criarão as melhores soluções para agregar valor ao cliente", afirma.

Uma maneira de avaliar se uma abordagem de gerenciamento mais flexível está impulsionando o desempenho da equipe é estudando a reação dos funcionários à responsabilidade, bem como o seu desejo de aprender. "Se os membros da equipe resistirem à responsabilidade, é muito improvável que consigam atingir o desempenho máximo", explica Callender. Os melhores colaboradores geralmente querem mostrar suas habilidades e mergulhar em novos desafios. "Quando você vir isso acontecendo, saberá que tem a capacidade de levar a sua equipe para o próximo nível", completa.

3. Não negligencie as habilidades pessoais da sua equipe

Trabalhe com os funcionários para desenvolver habilidades para além da TI. "Descobrimos que treinar equipes técnicas em soft skills - comunicação, apresentação e inteligência emocional - cria um excelente ROI e melhora o desempenho geral, à medida que cria coesão dentro e fora do grupo de TI", aconselha Vince Repaci, treinador sênior da LOVR Atlantic.

Para se ter dimensão das mudanças de prioridades, um número crescente de empresas está cobrando de seus líderes de TI a tarefa de criar e manter uma cultura de excelência no atendimento ao cliente.

"É importante avaliar as habilidades técnicas de cada membro da sua equipe, mas é ainda mais importante avaliar o desejo de adotar a excelência em atendimento ao cliente, e a vontade de entender os motivadores dos negócios por trás do que lhes é pedido", explica Rich Temple, vice-presidente e CIO do Deborah Heart and Lung Center.

4. Monitorar e medir o desempenho

As melhores equipes de TI, por sua própria natureza, geram métricas de desempenho exemplares. Porém, infelizmente não há uma única estatística que possa ser rastreada para fornecer uma imagem completa e significativa do desempenho do time.

Para Callender, é importante se manter atento ao tempo e a quais atividades estão sendo executadas. "Ser capaz de rastrear a produtividade e permitir a prestação de contas separará muito rapidamente os membros da equipe que terão alto desempenho daqueles que não terão."

Completando o pensamento, Saxena observa que comparar a equipe com as métricas de desempenho - quantitativas e qualitativas - ajudará a identificar as lacunas, o que é fundamental para permanecer focado nos objetivos. "Não se preocupe em tirar conclusões precipitadas sobre o desempenho da sua equipe", alerta. "Veja a melhoria como um espectro contínuo: se você seguir as etapas certas, encontrará muitas oportunidades para sua equipe melhorar e trabalhar em sincronia."

5. Incentive o pensamento livre e aberto

Jacinta Jimenez, chefe de coaching da BetterUp, empresa de coaching profissional, aconselha a criação de uma cultura de equipe focada na segurança psicológica. "Todos nós estivemos em reuniões, [esperando] expressar uma opinião ou ideia importante, mas, em última análise, nos contivemos por insegurança", explica. "Quando há uma cultura de equipe que promove o acolhimento, novas ideias têm espaço para se formar, as pessoas se sentem vistas e ouvidas e possíveis erros ou riscos são trazidos à tona mais rapidamente."

"Na Liberty Mutual, acreditamos que as pessoas têm melhor desempenho quando trabalham em um ambiente em que se sentem seguras", diz Palmer. "Nós nos esforçamos para criar um ambiente de trabalho descontraído, mas profissional. [...] Nós valorizamos acordos de trabalho flexíveis e benefícios para toda a família como principais vantagens para conquistar o melhor talento técnico."

Também é importante compreender os membros da equipe como indivíduos distintos, com talentos e dificuldades únicas. "Como resultado, pode ser necessário fazer ajustes nos seus processos ou treinamento para otimizar o desempenho das pessoas e, finalmente, tirar o máximo proveito da sua equipe", observa Chris Fielding, CIO da Sungard Availability Services. Fielding também enfatiza que os membros do time devem sempre ter um conjunto claro de objetivos para trabalhar.

6. Seja um motivador

Mostre entusiasmo e se comprometa a servir como um agente de mudança, tanto para a equipe quanto para toda a organização. "Realize reuniões de equipe nas quais você articula sua visão e ouça as equipes sobre como elas acham que a visão pode ser melhor cumprida", aconselha Temple. Informe à equipe o quanto cada um é valioso para a organização e demonstre isso sempre que possível. "Se você estiver realmente empolgado com o que está tentando fazer, isso será útil para sua equipe, desde que você seja honesto", acrescenta.

Vale destacar, no entanto, que colaboradores de longa data, enraizados em processos ineficientes, podem ter dificuldades de aceitar mudanças. "Mudanças forçadas a pessoas sem o treinamento e apoio adequados trarão alguns comportamentos ruins", adverte Packert.

7. Incentive seus especialistas a aprimorar suas habilidades

Desenvolvedores, engenheiros e outros profissionais de TI tendem a ser aprendizes ao longo da vida. "Eles querem trabalhar com as mais recentes tecnologias e aprimorar continuamente suas habilidades de resolução de problemas", observa Palmer. "Seja criando algo novo ou refatorando um aplicativo, incentivamos nossos engenheiros a aproveitar tecnologias modernas baseadas em nuvem, que os ajudam a crescer profissionalmente."

Para apoiar esse objetivo, o Liberty Mutual realiza sessões regulares que permitem que os desenvolvedores experimentem novas tecnologias e conta com datas comemorativas específicas para ajudar os membros da equipe a melhorar suas habilidades.

 

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