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CIOs estão preocupados com a crescente complexidade da TI

Estudo da Dynatrace mostra que a transformação digital, a migração para a nuvem e o atendimento ao cliente estão aumentando a complexidade da TI

Da Redação

19/11/2019 às 8h00

Foto: Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Dynatrace mostra que a complexidade da TI tem sido impulsionada pela transformação digital, migração de dados para a nuvem e aumento da demanda por atendimento ao cliente. O estudo, que teve a participação de mais de 800 CIOs de todo o mundo, revela que lidar com esses desafios é uma das maiores preocupações dos líderes técnicos, principalmente por conta dos efeitos que essas mudanças podem ter na infraestrutura de tecnologia e nos resultados dos negócios das empresas.

Segundo os resultados do levantamento, os CIOs têm demonstrado preocupação sobre as possíveis perdas de receita (49%) e os danos à reputação (52%). Esses receios se tornam ainda maiores conforme as organizações avançam na migração das aplicações locais para a cloud computing.

Para lidar com esse cenário cada vez mais complexo, 88% consideram a Inteligência Artificial (IA) fundamental para otimizar a capacidade das equipes de TI. Além disso, a pesquisa mostra que todas as empresas de todos os setores estão se transformando em negócios de software.

Com a maior necessidade de interagir com o cliente, oferecer experiências de qualidade e buscar o aumento de receita, as empresas estão investindo por aplicações e ambientes híbridos. Pensando nessa crescente complexidade, 74% dos CIOs acreditam que será extremamente difícil gerenciar a performance das redes com eficiência a partir de ações manuais.

Para os próximos 12 meses, a maioria dos líderes de TI pretendem implantar microsserviços (88%), contêineres (86%), computação sem servidor (85%), PaaS (89%), SaaS (94%), IaaS (91%) e Nuvem privada (95%). Sobre o monitoramento de serviços, 78% dos CIOs apontam descontentamento por passar grande parte do tempo de trabalho fazendo configurações para controlar os diferentes ambientes de nuvem, quando poderiam atuar na implementação e desenvolvimento de novos serviços.

Com o foco na experiência do cliente, as empresas estão buscando formas de garantir serviços de alta qualidade. Pensando nisso, é essencial combater a complexidade de TI, já que as dificuldades de lidar com as mudanças pode ameaçar o desempenho corporativo. De acordo com o levantamento, as organizações sofreram, em média, seis interrupções de TI nos últimos 12 meses, o que teve impacto na experiência dos usuários, nas receitas ou nas operações dos negócios.

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