Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Cinco habilidades necessárias para a Internet das Coisas Industrial
Home > Tendências

Cinco habilidades necessárias para a Internet das Coisas Industrial

A mistura de tecnologias para criar novos produtos e serviços IIoT exigirá novos conhecimentos. Confira alguns deles aqui

Da Redação, com IDG News Service

06/06/2017 às 10h37

cobot1ciower.jpg
Foto:

Nos próximos cinco anos, a demanda por profissionais de TI terá um grande impulso de uma fonte improvável: os fabricantes que procuram profissionais de rede que possam ajudá-los a executar projetos de Internet das Coisas Industrial (IIoT).

Fabricantes nos EUA, Alemanha, Japão e China estão na vanguarda de algo chamado Indústria 4.0, que é Transformação Digital aplicada à fabricação - trazendo consigo todas as mudanças, oportunidades e desafios que esse modelo representa, incluindo o uso de dispositivos IoT que contribuem para o processo de fabricação. 

De acordo com o estudo 2016 Global Industry 4.0 Survey , da  PWC, um amplo espectro de indústrias planeja investir 907 bilhões de dólares ao ano, nos próximos cinco anos, em iniciativas da Indústria 4.0.

"Um foco importante desse investimento", diz o relatório, "estará em tecnologias digitais como sensores ou dispositivos de conectividade, bem como em software e aplicações como Sistemas de Execução de Fabricação (MES). 

As empresas também estão investindo significativamente na formação de seus funcionários, contratando novos especialistas e gerando mudanças organizacionais ".

Habilidades necessárias para IIoT
Para tornar esta visão uma realidade, não serão necessários apenas programadores e desenvolvedores. Serão necessários engenheiros de rede para conectar tudo e garantir que tudo continue funcionando. Então, é claro, existe um componente maciço de segurança cibernética. Cada dispositivo recentemente conectado representa outra vulnerabilidade.

Uma boa maneira de visualizar todas as habilidades que poderiam ser necessárias para provocar uma transformação da Indústria 4.0 é pensar sobre IoT no contexto de uma linha de montagem altamente autônoma. Poderia incluir impressoras 3D e outras técnicas de fabricação  funcionando ao lado de tornos numéricos controlados por computador (CNC) e máquinas mais recentes, capazes de executar processos altamente variáveis, usando visão robótica e Inteligência Artificial.

Adicione cobots - robôs colaborativos que funcionam ao lado dos seres humanos - e você possuirá uma paisagem tecnológica que vai requer múltiplos conjuntos de habilidades e, em muitos casos, a combinação dessas habilidades para combater silos e especializações e criar novas categorias de profissionais de TI que entendam a convergência das tecnologias operacionais e das tecnologias da informação, diz Tanja Reuckert, vice-presidente executivo da IoT & Customer Innovation Unit da SAP e vice-presidente do comitê diretivo do Consórcio Industrial Industrial (IIC).

"Acredito estarmos no momento de pensar em disciplinas cruzadas ou multidisciplinas", disse Reuckert. "Quando você fala sobre a Internet das Coisas, as pessoas dizem que é sobre digitalizar alguma coisa. Na verdade, estamos falando de digitalizar o processo de negócios. Então, estamos falando de engenheiros, especialistas em rede, desenvolvedores de aplicativos, grandes arquitetos de dados, designers de UI [interface do usuário], e muito mais.

CIO2503

E-book por:

Por isso, muitos empregadores terão problemas para definir exatamente quais habilidades ou conjunto de certificações precisarão. 

A Indústria 4.0 exigirá que equipes de pessoas com conhecimentos multidisciplinares se juntem para resolver desafios inter-relacionados. Os especialistas ainda serão necessários, é claro, mas também terão que ampliar sua base de conhecimento para incluir não apenas outras tecnologias de TI, mas também tecnologias operacionais como a robótica e automação de processos, que fazem funcionar as fábricas e as linhas de montagem.

De acordo com uma pesquisa do Grupo Boston Consulting, de 2016 , isso já é um grande desafio.  As capacidades necessárias atualmente não existem em nossa empresa e acreditamos que elas serão difíceis de encontrar.'

Então, com isso em mente e sem nenhuma ordem de importância específica, aqui está uma pequena lista das habilidades de TI que os fabricantes precisarão ter em casa  à medida que começarem as transições para a Indústria 4.0.

cobit

Top 5 habilidades de TI necessárias para a indústria 4.0

 Cibersegurança - A segurança cibernética será uma grande preocupação para as empresas que, até esta data provavelmente não tiveram que pensar muito sobre isso. À medida que as máquinas antigas são transformadas em pontos de extremidade de rede geradores de dados, ligadas com novos equipamentos, aos sistemas ERP e cadeias de suprimentos, a superfície de ataque da empresa se expande exponencialmente.

Tudo isso exigirá uma supervisão rigorosa e uma segurança projetada desde o início. Os sistemas de controle existentes, que nunca devem ser conectados do mundo exterior, também precisarão ser protegidos contra ataques externos (pense no caso Stuxnet). O conhecimento das normas industriais da IIoT também irá influenciar fortemente a base de conhecimento necessária.

Depois de colocar novos sensores em uma máquina antiga, ela se torna um "sistema cibernético", disse Idan Udi Edry, ex-CEO da Nation-E e especialista em segurança cibernética de IIoT. Isso significa que especialistas em segurança cibernética terão que expandir sua base de conhecimento dramaticamente para incorporar 40 anos de protocolos baseados em máquinas.

"O principal problema é ter o mundo antigo conectado ao novo", disse ele. "Então você verá que o gerador está girando em 5mil RPMs e o NOC [centro operacional da rede] mostra que ele está sendo executado em 5K. Mas se ele foi pirateado e estiver funcionando em 10K, você está ferrado".

É por isso que muitas empresas que lidam com a Indústria 4.0 estão adotando uma abordagem mais holística da segurança ao abrir centros de operações de segurança (SOCs) ao lado de seus NOCs, disse ele.

Cientistas de dados - Os dados são o sistema sanguíneo da Indústria 4.0. As implantações do IoT vão gerar grandes quantidades de dados. Todos esses dados precisarão ser capturados e analisados ​​para que ele possa ser usado para melhorar o desempenho da máquina, reduzir o consumo de recursos, auxiliar no controle de qualidade, tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes e introduzir novos produtos e serviços. Depois, há a melhoria contínua das linhas de produção à medida que as máquinas mais capazes são adicionadas e conectadas em rede.

Rede - As máquinas de conexão entre si e com os sistemas de comando e controle que os supervisionarão exigirão as habilidades de um engenheiro de rede altamente qualificado. Eles terão que estar atualizados em WANs, redes edge e Fog computing, bem como em tecnologias de rede 5G de próxima geração, WiFi e os protocolos LAN de baixa potência com os quais os dispositivos IoT costumam ser executados.

Precisarão apreciar os desafios impostos pela conexão de sistemas e máquinas que nunca foram projetadas com a rede em mente. A nuvem está em destaque nos ecossistemas da indústria 4.0, de modo que a mudança de dados em torno de uma eficiência com a menor latência possível será uma prioridade. A virtualização de funções de rede (NFV) e a rede definida pelo software (SDN) também serão habilidades valiosas para conhecer, como as tecnologias de código aberto, disse Said Tabet, arquiteto-chefe da IoT Solutions da EMC e um membro do comitê de direção do IIC.

Engenheiros de software, desenvolvedores de aplicações e programadores - Estamos cobrindo um monte de bases aqui porque esses empregos serão necessários em várias formas no ecossistema de Indústria 4.. Os fabricantes terão pessoas para escrever e modificar programas para máquinas, bem como desenvolver novas interfaces para interação com os humanos. Haverá uma série de trabalhos de visualização de dados, porque muitos desses processos vão exigir "gêmeos digitais" que os operadores possam supervisionar e interagir com as operações de um centro de operações de rede (NOC).

As empresas também precisarão de pessoas que saibam codificar em linguagens de alto nível, como Java, além de linguagens antigas, como C e C ++. Será mais um desafio,  ligar sistemas e máquinas legados a novas plataformas proprietárias de diferentes fabricantes, bem como sistemas ERP e aplicativos de cadeia de suprimentos. Para fazer isso, eles também terão que se familiarizar com os protocolos e arquiteturas de comunicação serial de 40 anos atrás/

DevOps e Agile também serão habilidades altamente procuradas, assim como profissionais que tenham uma compreensão de projetos de código aberto como Spark, Kafka e Cassandra para Docker e Kubernetes.

Arquitetos - estes são os grandes personagens. Os arquitetos de TI terão um papel a desempenhar ajudando os engenheiros de sistemas do lado operacional a fundir os mundos físico e lógico. Terão que entender as dimensões completas do negócio existente de uma empresa, seus processos e seus objetivos de Transformação Digital e, em seguida, descobrir como combinar tudo isso usando a tecnologia.

"Alguém que tem que projetar a rede em todas as máquinas e descobrir como amarrá-lo no sistema ERP que lida com as cadeias de suprimentos", disse Hill,  da OSU. "Você precisa de algo como um arquiteto de TI que possa entender como tudo é combinado. Mas eles precisam entender o processo de fabricação, então você precisa do arquiteto de fabricação digital".

Também haverá novas posições criadas que exigirão uma mentalidade de engenharia forte, juntamente com alguém que entenda o código e a rede. Na Alemanha, isso se chama mecatrônica, disse Hill. Nos EUA, o título é muito menos atraente: técnico de manutenção industrial. Mas os papéis e as responsabilidades são os mesmos: manter tudo  funcionando no chão de fábrica.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15