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Cibersegurança e AI estão no topo das prioridades dos CIOs

Ferramentas que permitem integração mais rápida é o mais importante fator na decisão de compra dos líderes de TI

Redação

03/05/2019 às 12h18

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Foto: Shutterstock

A segurança de dados está no topo da lista (47%) das preocupações dos decisores de TI, seguida por preocupações em torno da implementação de inteligência artificial (AI) e machine learning para otimizar as operações e a experiência do cliente e impulsionar a inovação em termos de implementação de tecnologia emergente, com 40% cada. Esses são alguns dos apontamentos de uma nova pesquisa da Adobe, que entrevistou 1 mil tomadores de decisão de TI dos EUA pesquisados.

Além disso, os dados mostram que mais da metade (53%) desses indicaram que colaboram com outros departamentos na visão e implementação de tecnologia. Dos 47% restantes, 27% disseram que as equipes de negócios definem a visão de tecnologia e trabalham com a TI para implementá-la, enquanto 18% disseram que a TI toma as decisões de tecnologia com sugestões da equipe de negócios. Apenas 2% disseram que a TI define a visão de tecnologia sem a participação de equipes de negócios.

Quanto aos vários fatores que influenciam as decisões de compra dos líderes de TI, 48% dizem estar a procura de ferramentas que permitem integração mais rápida, 43% selecionam um fornecedor com base em sua capacidade de ser um diferencial estratégico e 41% querem tecnologia alimentada por AI.

A pesquisa também descobriu que os profissionais de TI acreditam que a AI separará os líderes dos retardatários na entrega de experiência do cliente (CX). 41% dos entrevistados disseram que inteligência artificial e machine learning serão os pontos mais valiosos na melhoria de CX, seguido pela Internet das Coisas (22%), voz (14%) e tecnologias imersivas, incluindo realidade virtual e aumentada (12%), e tecnologia chatbot (11%).

Gerenciamento de dados

Os resultados apontam ainda que 63% dizem ter sucesso na integração de suas diversas fontes de dados, 59% afirmam ter limpado e tratado com sucesso as informações para minimizar imprecisões e 59% dizem que estão usando os dados efetivamente para personalizar a experiência do cliente. "É muito importante que as equipes de TI ajudem as organizações a criar uma visão única do cliente", afirma Hugh ao CMO.com. “No entanto, a maioria das organizações ainda enfrenta desafios para alcançar isso.”

Desafios no gerenciamento de dados incluem garantir que as informações estejam seguras, acionáveis e possam fluir facilmente pelos muitos sistemas que uma organização possui. “Surpreendentemente, ter muitos dados é um dos desafios menos citados; realmente usar os dados de forma efetiva é uma questão muito mais importante”, aponta Hugh.

Os respondentes também observaram outros desafios, como sistemas legados difíceis de integrar a novas tecnologias (38%), silos departamentais (32%), recursos inadequados (30%) e falta de visão compartilhada em toda a empresa (30%).

Ainda assim, as equipes de TI são muito otimistas na capacidade de suas organizações de causar um impacto positivo no cliente (95%) e 69% disseram que suas empresas têm as ferramentas e os sistemas certos para usar dados de forma eficaz para criar experiências personalizadas.

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