Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Você está pronto para ser um CTO? 5 dicas para conquistar a posição
Home > Carreira

Você está pronto para ser um CTO? 5 dicas para conquistar a posição

Um forte candidato ao cargo de CTO precisa demonstrar mais do que habilidades técnicas. Siga estes passos para mostrar que você está apto ao desafio

Eric Larson, InfoWorld

31/10/2019 às 19h17

Foto: Shutterstock

Diga-me se isso soa familiar: Você sabe que quer ser um CTO e tem consciência de que tem o intelecto e a motivação para chegar lá. Apesar disso, você não tem certeza de que o seu currículo reflete todos os elementos necessários para se candidatar a uma vaga. Pois é, você não está sozinho.

Como alguém que ocupou cargos de nível C em três startups apoiadas por venture capital no início da minha carreira - e que agora trabalha em uma empresa de recrutamento técnico, colocando centenas de líderes de elite em algumas das empresas mais inovadoras do mundo -, acredito que eu posso fornecer uma perspectiva sólida das habilidades e experiências específicas necessárias para ser um candidato atraente para uma vaga de CTO. Separo as cinco que considero mais valiosas abaixo:

1. Prove que você tem habilidades de liderança

Mostre que você tem diversas competências no desenvolvimento de pessoas. Para fazer isso, você terá que encontrar e orientar colaboradores, tanto dentro da empresa quanto externamente. Pensando em orientação interna, você pode mostrar que ajudou colaboradores a se tornarem gerentes? Você pode provar que ensinou diretores a serem vice-presidentes? Já para orientações externas, você é capaz de provar que construiu conexões fora da empresa?

Por exemplo, você pode aconselhar incubadoras ou laboratórios, palestrar em reuniões, julgar hackathons etc? Você precisará mostrar aos possíveis empregadores e equipes de executivos que teve sucesso em todas essas áreas, para garantir que possui as habilidades e a rede necessárias para formar uma equipe de impacto.

2. Mostre que você desenvolveu excelência técnica com mentores

Pense com antecedência no emprego dos seus sonhos e procure mentores que o ajudarão a transformar esse sonho em realidade. Se você deseja desempenhar um papel de CTO em uma grande empresa multinacional, procure vagas que lhe permitam mostrar que você atuou com mentores em uma linhagem de grandes empresas e aprendeu a lidar com desafios globais. Você precisa mostrar que aprendeu as competências em algum lugar ao longo da sua carreira.

Com esse foco em ser um aprendiz, não tente se intitular cedo demais. Tire um tempo para construir cada tijolo. Muitas vezes, é melhor ser orientado, como o “número dois” ou o “número três” em uma grande empresa, em vez de ter um alto título em uma pequena empresa que ninguém jamais ouviu falar. Como o peixe grande em um pequeno lago, você perderá a oportunidade de aprender - e ganhar experiência e conhecimento valiosos - dos melhores.

3. Demonstre habilidades e influência organizacional

Simplificando, você precisará de habilidades pessoais. Muito do que as empresas agora esperam que um CTO faça é liderar pela influência. Portanto, pergunte-se: você acumulou habilidades de comunicação e de inteligência emocional para influenciar e impulsionar mudanças dentro de uma organização?

Você pode se perguntar por que esse componente básico é necessário, mas confie em mim - é fundamental. Você pode nem sempre ter produtos e vendas sob sua responsabilidade como CTO. Isso significa que você precisará mostrar que pode trazer mudanças através da influência e se comunicar bem com equipes diversas. Seu currículo deve mostrar como você foi capaz de direcionar a estratégia para gerar resultados.

4. Seja capaz de falar com os clientes

Coloque-se no lugar das outras pessoas. Todas as tecnologias, produtos ou serviços criados por você serão usados ​​por alguém, e um CTO precisa se concentrar nas necessidades e desejos desse usuário. Sem os clientes, não há necessidade de tecnologia e nem razão de existir da empresa. Os CEOs sabem disso - e os CTOs também precisam entender.

Com muita frequência, os CTOs cometem o erro de supor que sempre sabem o que é melhor para o cliente, em vez de pedir sua opinião e, em seguida, acompanhá-lo para garantir que as necessidades sejam atendidas. O papel do CTO é mais do que apenas construir uma infraestrutura elegante. Mostre que você dedicou tempo para trabalhar diretamente com os clientes e usuários para entender suas necessidades e dificuldades, como ultrapassou os obstáculos e como se comunicou com eles para garantir que a sua experiência com o produto ou serviço fosse favorável.

5. Permaneça técnico

Embora as dicas anteriores tenham focado em mostrar habilidades de liderança, orientação e capacidade de comunicação (e talvez um pouco de humildade), não é necessário dizer que você também precisa mostrar suas habilidades técnicas. No final das contas, o T no CTO significa Técnico, e essa é a profunda experiência que as empresas procuram. Não se contenha ao mostrar a sua formação, as habilidades e os conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos.

CIO2503

E-book por:

Todo CTO de sucesso reuniu esse conjunto de competências para chegar lá. Planejando com antecedência, você estará bem preparado para reunir todas as habilidades e experiências necessárias. A chave é ter um propósito. Crie um caminho que permita reunir a maioria dos conhecimentos que você acha que precisará, mas também esteja atento às experiências e oportunidades nas quais você não planejou, porque elas podem ser igualmente úteis.

Se as mudanças na carreira não forem tão antecipadas (porque, para ser sincero, todos temos erros no caminho), saia das falhas e examine a sua situação. As pedras nos escombros ao seu redor podem não ser bonitas, mas são tão fortes quanto as outras e também serão úteis. Pode levar muitos anos para você reunir todas as habilidades e experiências necessárias para ser um CTO bem-sucedido. Lembre-se desses conselhos e você chegará ao seu destino.

 

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15