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O que faz um Product Manager? Uma papel complexo e multifuncional em TI
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O que faz um Product Manager? Uma papel complexo e multifuncional em TI

Função requer equilíbrio de soft e hard skills para gerenciar requisitos e fornecer produtos de qualidade que se alinhem com os objetivos do negócio

Sarah K. White, CIO EUA

20/08/2021 às 18h01

Foto: Shutterstock

Um Product Manager ou gerente de produto cumpre uma função complexa que combina soft e hard skills em um esforço para gerenciar requisitos e fornecer produtos de qualidade que se alinham com as metas de negócios. Um gerente de produto atua como a pessoa responsável por todo o ciclo de vida de um software, hardware ou produto de serviço. É uma função que requer que você equilibre contribuições, preocupações e feedback de vários departamentos, principais interessados, líderes de negócios, consumidores e clientes.

As tarefas de um Product Manager

Para ter sucesso em sua função, os gerentes de produto devem compreender o mercado, o público e a demanda por um software, hardware ou produto de serviço específico. Eles também devem ter um conhecimento profundo de tecnologia e negócios para saber quais produtos valem a pena desenvolver e como eles impactarão os negócios.

Os gerentes de produto devem confiar em suas habilidades de comunicação e colaboração para tomar decisões difíceis e colocar todos em suas equipes na mesma página quando se trata de encontrar o equilíbrio certo entre a experiência do usuário, tecnologia e objetivos de negócios - ainda que se trate de um produto interno.

Além disso, eles devem ser capazes de traduzir isso para diferentes departamentos. Eles precisam ser capazes de entender várias perspectivas no processo de desenvolvimento, incluindo as necessidades do usuário, as capacidades dos desenvolvedores, a visão das partes interessadas e a posição do produto no mercado do ponto de vista competitivo.

Responsabilidades do Product Manager

Ao desenvolver um novo produto, os gerentes de produto precisam entrevistar usuários, partes interessadas e líderes de negócios para entender as principais prioridades, capacidades, limitações e visão geral de todos.

Como gerente de produto, você se tornará uma pessoa responsável por quaisquer dúvidas, preocupações ou problemas que possam surgir durante o processo de desenvolvimento. Além disso, as responsabilidades variam dependendo dos produtos em que você trabalha e de onde trabalha. Algumas das responsabilidades mais comuns dos gerentes de produto incluem:

  • Reunião com clientes e consumidores para determinar os requisitos do produto
  • Acompanhamento do processo de desenvolvimento
  • Estabelecer de modelos de preços
  • Criação e gerenciamento de roteiros de produtos
  • Criação de planos de negócios para novos produtos
  • Revisão e correção de estratégias de implementação
  • Treinamento de equipes de suporte
  • Encontrar maneiras de adaptar novas tecnologias
  • Monitorar as tendências da indústria
  • Compreender os desafios, riscos e obstáculos potenciais
  • Levantamento e teste de requisitos
  • Desenvolvimento ágil de software
  • Análise de requisitos
  • SQL e estratégia de negócios

Habilidades do Product Manager

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para essa função. Você precisará saber como conduzir as conversas, quando dizer não e como manter todos os envolvidos na tarefa e no caminho certo. Você também precisará da capacidade de priorizar e tomar decisões rápidas. Outra habilidade importante para gerentes de produto é o conhecimento do Design Thinking Process, uma abordagem que aplica uma lente prática para descobrir como os problemas podem ser resolvidos por meio do design.

As cinco etapas principais para o Design Thinking Process são Imersão, Análise e Síntese, Ideação, Prototipação e Validação/Implementação. Essas etapas trazem estrutura para o gerenciamento de produtos, mas também delineiam as principais habilidades que os gerentes de produtos devem ter para ter sucesso: eles devem ser solucionadores de problemas empáticos, capazes de definir problemas, visualizá-los de múltiplas perspectivas e fazer um brainstorming de inúmeras soluções para prototipagem e teste.

Embora as habilidades de negócios e TI sejam uma parte importante da função do gerente de produto, de acordo com Julia Austin, que ministra um curso sobre gerenciamento de produto na Universidade de Harvard, um grande gerente de produto também precisa das seguintes habilidades sociais:

  • Inteligência emocional: os gerentes de produto precisam de um equilíbrio emocional sólido para gerenciar os relacionamentos com os clientes e garantir que eles tenham todos os requisitos corretos para um novo projeto. Eles também precisam entender como “ter empatia com os clientes” e ler nas entrelinhas para resolver quaisquer possíveis barreiras desde o início.
  • Gestão de relacionamento: habilidades de relacionamento são vitais para equilibrar a comunicação entre vários departamentos, partes interessadas e com vários líderes de negócios. Os gerentes de produto devem saber negociar, resolver conflitos e estimular o trabalho em equipe, equilibrando orçamentos e recursos.
  • Autoconsciência: os gerentes de produto precisam permanecer objetivos durante o processo de desenvolvimento para que seus preconceitos, opiniões e preferências não afetem o produto final.
  • Autogerenciamento: como pessoa responsável por vários grupos multifuncionais, os gerentes de produto precisam ter um bom senso de gerenciamento de tempo e como priorizar prazos curtos.
  • Consciência social: Gerentes de produto com consciência social tendem a ter mais facilidade de empatia com clientes e consumidores, e são mais sensíveis às "emoções e preocupações" do cliente, enquanto equilibram as preocupações de vendas, suporte ou engenharia.

Treinamento e formação do Product Manager

Embora o caminho para se tornar um Gerente de Produto dependa do setor e da experiência, existem algumas coisas que você pode fazer para começar no campo. Não existe uma educação única para todos, mas um diploma de bacharel em negócios ou área semelhante é normalmente necessário para cargos de nível básico. Outros diplomas valiosos incluem marketing, comunicações, estatística ou economia. Para gerentes de produto mais experientes, os cargos de nível superior também podem exigir um diploma de mestre em gestão.

Se você não tem um diploma relevante, mas ainda deseja se ramificar em gestão de produtos, pode optar por um curso on-line para impulsionar seu currículo. Segue algumas sugestões:

Product School: Cursos de Gerenciamento de Produto

EdX: Cursos de Gestão de Produtos

LinkedIn Learning: Treinamento e cursos em gerenciamento de produtos

Harvard Business School: Field Course PM101

BrainStation: Curso On-line de Gerenciamento de Produto

Udemy: Gerenciamento de Produto 101

Coursera: Gestão de Marca e Produto

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