Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
O que faz um Arquiteto de Dados, quais habilidades são necessárias e como se tornar um?
Home > Carreira

O que faz um Arquiteto de Dados, quais habilidades são necessárias e como se tornar um?

Arquitetos de dados visualizam e projetam a estrutura de gerenciamento de dados corporativos de uma organização, alinhada com a estratégia corporativa

Thor Olavsrud

23/10/2020 às 8h30

Foto: Adobe Stock

Afinal, o que faz um arquiteto de dados e qual é o seu papel nas organizações? Os arquitetos de dados são visionários seniores que traduzem os requisitos de negócios em requisitos de tecnologia e definem padrões e princípios de dados.

O arquiteto de dados é responsável por visualizar e projetar a estrutura de gerenciamento de dados corporativos de uma organização. Esta estrutura descreve os processos usados para planejar, especificar, habilitar, criar, adquirir, manter, usar, arquivar, recuperar, controlar e eliminar dados.

O arquiteto de dados também "fornece um vocabulário de negócios comum padrão, expressa requisitos estratégicos, descreve projetos integrados de alto nível para atender a esses requisitos e se alinha com a estratégia corporativa e arquitetura de negócios relacionada", de acordo com o Data Management Body of Knowledge da DAMA International.

Responsabilidades do arquiteto de dados

De acordo com a Panoply, as responsabilidades típicas do arquiteto de dados incluem:

  • Traduzir requisitos de negócios em especificações técnicas, incluindo fluxos de dados, integrações, transformações, bancos de dados e data warehouses;
  • Definir a estrutura de arquitetura de dados, padrões e princípios, incluindo modelagem, metadados, segurança, dados de referência, como códigos de produtos e categorias de clientes, e dados mestres, como clientes, fornecedores, materiais e funcionários;
  • Definição de arquitetura de referência, que é um padrão que outros podem seguir para criar e melhorar sistemas de dados;
  • Definir fluxos de dados, ou seja, quais partes da organização geram dados, que requerem dados para funcionar, como os fluxos de dados são gerenciados e como os dados mudam na transição;
  • Colaborar e coordenar com vários departamentos, partes interessadas, parceiros e fornecedores externos.

CIO2503

E-book por:

Arquiteto de dados vs. engenheiro de dados

As funções de arquiteto de dados e engenheiro de dados estão intimamente relacionadas. De certa forma, o arquiteto de dados é um engenheiro de dados avançado. Arquitetos e engenheiros de dados trabalham juntos para visualizar e construir a estrutura de gerenciamento de dados corporativos.

O arquiteto de dados é responsável por visualizar o "projeto" da estrutura completa que os engenheiros de dados constroem. De acordo com a Dataversity, os arquitetos de dados visualizam, projetam e preparam dados em uma estrutura que pode ser usada por cientistas, engenheiros de dados ou analistas de dados. Os engenheiros de dados auxiliam os arquitetos de dados na construção da estrutura de trabalho para pesquisa e recuperação de dados.

Como se tornar um arquiteto de dados

O arquiteto de dados é uma função em evolução e não há certificação padrão do setor ou programa de treinamento para arquitetos de dados. Normalmente, arquitetos de dados aprendem no trabalho como engenheiros de dados, cientistas de dados ou arquitetos de soluções e trabalham para chegar a arquitetos de dados com anos de experiência em design de dados, gerenciamento de dados e trabalho de armazenamento de dados.

O que procurar em um arquiteto de dados

A maioria dos arquitetos de dados possui graduação em tecnologia da informação, ciência da computação, engenharia da computação ou campos relacionados. De acordo com a Dataversity, bons arquitetos de dados têm um conhecimento sólido da nuvem, dos bancos de dados e dos aplicativos e programas usados por esses bancos de dados. Eles entendem a modelagem de dados, incluindo conceituação e otimização de banco de dados, e demonstram um compromisso com a educação continuada.

Os arquitetos de dados têm a capacidade de:

  • Design modelos de processamento de dados que implementam o modelo de negócios pretendido;
  • Desenvolver diagramas que representam as principais entidades de dados e seus relacionamentos;
  • Gerar uma lista de componentes necessários para construir o sistema projetado;
  • Comunicar-se de forma clara, simples e eficaz;

Habilidades de arquiteto de dados

De acordo com Bob Lambert, Líder de Entrega de Analytics da Anthem e ex-Diretor da CapTech Consulting, as habilidades importantes do arquiteto de dados incluem:

  • Base no desenvolvimento de sistemas. Os arquitetos de dados devem compreender o ciclo de vida de desenvolvimento do sistema, abordagens de gerenciamento de projetos e requisitos, design e técnicas de teste, diz Lambert.
  • Modelagem e design de dados. Essa é a habilidade principal do arquiteto de dados e a habilidade mais solicitada nas descrições de trabalho do arquiteto de dados, de acordo com Lambert, que observa que isso geralmente inclui desenvolvimento de SQL e administração de banco de dados.
  • Tecnologias de dados estabelecidas e emergentes. Os arquitetos de dados precisam entender o gerenciamento de dados e as tecnologias de relatório estabelecidas e ter algum conhecimento de bancos de dados colunares e NoSQL, análises preditivas, visualização de dados e dados não estruturados.
  • Comunicação e habilidade política. Os arquitetos de dados precisam de habilidades pessoais. Eles devem ser articulados, persuasivos e bons vendedores, diz Lambert, e devem conceber e retratar a imagem do big data para os outros.

Certificações de arquiteto de dados

Embora não existam certificações padrão do setor para arquitetos de dados, existem algumas certificações que podem ajudar os arquitetos de dados em suas carreiras. Além das certificações nas plataformas de dados primárias usadas por sua organização, as seguintes certificações são populares:

• Profissional Certificado de Gerenciamento de Dados (CDMP)
• Arcitura Certified Big Data Architect
• IBM Certified Data Architect - Big Data
• Programa de Certificação TOGAF 9

Trabalhos de arquiteto de dados

Uma pesquisa recente por empregos de arquiteto de dados no Even.com mostrou vagas disponíveis em uma variedade de setores, incluindo serviços financeiros, consultoria, saúde, produtos farmacêuticos, tecnologia e ensino superior.

Uma amostra das descrições do trabalho do arquiteto de dados mostra as principais áreas de responsabilidade, como: criar dataops e roteiro de transformação de BI, desenvolver e sustentar uma estratégia de dados, implementar e otimizar o design de banco de dados físico e projetar e implementar processos de migração e integração de dados.

As empresas estão em busca de diplomas de bacharelado em ciência da computação, ciência da informação, engenharia ou campos equivalentes, embora sejam preferidos mestrados. A maioria está procurando por 8 a 15 anos de experiência em uma função relacionada. Eles querem inovadores experientes e altamente motivados, com excelentes habilidades interpessoais, forte colaboração e capacidade de se comunicar com eficácia verbal e escrita.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15