Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Frente tecnológica é resposta da Petrobras para enfrentamento da covid-19
Home > Carreira

Frente tecnológica é resposta da Petrobras para enfrentamento da covid-19

Gerente executivo de TI, Marcelo Carreras relembra transformação digital acelerada da Petrobras em resposta à pandemia

Tiago Alcantara

23/11/2020 às 19h01

Foto: Divulgação

O mês de março de 2020 não será esquecido tão cedo na Petrobras. Com a chegada da pandemia no Brasil e as consequentes medidas de isolamento social, a companhia precisou de uma resposta robusta para garantir a saúde dos funcionários e dos negócios. A flexibilidade da multinacional brasileira e sua Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) provaram que o investimento em tranformação digital vale a pena. Recentemente, a Petrobras foi a vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Indústria Química, Petroquímica, Óleo e Gás.

Não dá para dizer que o esse período foi fácil: em abril, a demanda global por petróleo caiu 25%. De acordo com gerente executivo de TI da Petrobras, Marcelo Carreras, a mudança para o home office coincidiu com um processo de transformação que já estava em implantação na companhia desde sua chegada, em meados de setembro de 2019. “A gente tem que contar com um pouco de sorte também”, brinca o executivo.

Em entrevista ao IT Forum, Carerras se lembra que, em um prazo muito curto, foi preciso entregar soluções para garantir a continuidade das operações e sustentabilidade financeira da companhia. “O que a gente fez foi acelerar a adoção de algumas ferramentas, que nos permitiram colocar praticamente a totalidade da nossa força de trabalho administrativa em home office”, explica.

Em seu case de inovação, a Petrobras informa que 90% da força de trabalho administrativa foi alocada para trabalho remoto devido ao avanço da pandemia. Além disso, era fundamental assegurar aspectos de saúde que envolviam o controle de testes de Covid-19. Para o executivo, a adoção da tecnologia em nuvem garantiu agilidade nas ações da liderança da companhia.

CIO2503

E-book por:

Urgência e inovação

Falar sobre o uma companhia como a multinacional de petróleo brasileira é pensar em números gigantes. Parte do case de inovação da Petrobras dão uma perspectiva clara dessa grandiosidade. Foram distribuídos 16 mil acessos a terminais virtuais por meio da nuvem e 7 mil notebooks (além dos 31 mil que já haviam sido disponibilizados).

Todos os dias, são cerca de 25 mil conexões VPN simultâneas acontecendo e mais de 60 mil colaboradores da Petrobras com acesso remoto ao Microsoft Teams e Workplace by Facebook, entre funcionários e terceirizados. Como fazer tudo isso funcionar?

“A gente foi dando soluções para todas as características diferentes que temos entre os nossos clientes. E usamos as tecnologias disponíveis para manter todo mundo seguro em casa”, aponta Carreras.

Leia a matéria completa no IT Forum.

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15