Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Estudantes brasileiros acreditam que IA impactará suas carreiras, mas se sentem despreparados
Home > Carreira

Estudantes brasileiros acreditam que IA impactará suas carreiras, mas se sentem despreparados

Estudo da IBM também revelou que os alunos estão interessados em aprender mais sobre segurança cibernética e computação em nuvem

Da Redação

21/08/2020 às 13h00

Foto: Adobe Stock

Adolescentes reconhecem que tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA) e a ciência de dados, irão impactar suas carreiras. Entretanto, eles se sentem despreparados para um mercado de trabalho que irá, cada vez mais, exigir habilidades ao redor dessas tecnologias. As conclusões foram levantadas por um novo estudo da IBM, em parceria com a Morning Consult. A pesquisa revela que 70% dos alunos entrevistados no Brasil, com idades entre 14 e 18 anos, acredita que a IA terá um impacto grande ou muito grande em sua vida e carreira, mas apenas 41% deles disseram que se sentem devidamente equipados para usá-la.

O estudo pediu aos adolescentes que classificassem seu conhecimento sobre tecnologias emergentes, bem como sua disposição para aprender mais sobre elas e interesse em carreiras em tecnologia. Cerca de 66% dos alunos afirmaram estar interessados em seguir carreira em tecnologia, porque consideram que a maioria dos empregos exige o uso de tecnologia. E enquanto a maioria (59%) estava interessada em tecnologias emergentes como nuvem e cibersegurança, sendo que a IA é a que mais desperta a atenção entre os jovens. Mais de 65% dos estudantes brasileiros disseram que estavam interessados em aprender mais sobre inteligência artificial.

A pandemia da Covid-19 é também vista como um obstáculo que pode aumentar ainda mais a lacuna no desenvolvimento de competências voltadas para as necessidades do mercado de trabalho. Segundo a UNESCO, mais de 146 milhões de alunos na América Latina continuam a ser afetados pela interrupção das aulas presenciais, em decorrência da pandemia.

Buscando endereçar os desafios, a IBM anunciou dois novos recursos online gratuitos que oferecem fundamentos em tecnologia para professores e alunos.

Educação em IA disponível no Open P-TECH

Neste curso online desenvolvido pela ISTE (Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação) e a IBM, os usuários podem ganhar um certificado digital de educação em inteligência artificial ao explorar conceitos por trás dos sistemas de IA, além de considerar suas implicações éticas.

CIO2503

E-book por:

O curso está disponível no Open P-TECH, plataforma de educação digital gratuita da IBM. Saiba mais aqui.

IBM AI Education

O pacote de aprendizado profissional online em parceria com MindSpark contempla webinars gratuitos elaborados por e para educadores. Nove institutos orientam educadores do ensino fundamental e médio por meio dos conceitos básicos da IA e conexões de sala de aula, com tópicos que incluem introdução à IA, processamento de linguagem natural, ética e robótica. Educadores também terão a chance de ganhar um selo digital IBM AI Foundations for Educators e se tornarem equipados para compartilhar o conhecimento básico de inteligência artificial com seus colegas e alunos. Saiba mais aqui.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15