Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Estas serão as 6 habilidades mais procuradas do futuro
Home > Carreira

Estas serão as 6 habilidades mais procuradas do futuro

Pandemia induz empregadores a analisarem as capacidades que a força de trabalho precisará ter nos próximos anos

Redação

17/11/2020 às 9h01

Foto: Adobe Stock

Pesquisa com 5.220 profissionais de 31 países conduzida pela Robert Walters buscou avaliar a experiência deles com relação ao trabalho remoto durante a covid-19, bem como as expectativas para o pós pandemia. Nessa pesquisa, os entrevistados também compartilharam quais as habilidades mais demandadas do futuro e quais as mudanças que a pandemia trouxe para o mundo corporativo.

Durante e por muito tempo após a pandemia, a Quarta Revolução Industrial levará aos mercados uma rápida transformação tecnológica – e as empresas precisam de pessoas que possibilitem e maximizem o valor dessa transformação. Embora a inteligência artificial (IA) cuide de tarefas mais administrativas e transacionais, os humanos continuarão no controle em última instância, alerta a consultoria

As habilidades de pensamento crítico continuarão sendo muito demandadas, motivo pelo qual, conforme a pesquisa, os gerentes de contratação afirmam que as cinco habilidades sociais mais procuradas no futuro serão:

Comunicação

As empresas precisarão de gente que, além de visualizar o potencial comercial da tecnologia, também traduza essa visão de forma a inspirar os colegas.

Inteligência Comercial

Os dados serão o combustível que alimentará os novos produtos, serviços e inovações. Serão muito requisitados os profissionais que possam converter dados em inteligência comercial.

CIO2503

E-book por:

Gestão/liderança

Os mercados estarão em mudanças constantes, e as empresas necessitarão de líderes que conduzam e motivem as equipes a se ajustarem à mudança contínua.

Colaboração

Muitas empresas terão uma força de trabalho cada vez mais remota, necessitando de pessoas que colaborem e promovam a cultura em equipes virtuais.

Gestão de crise

Num mercado altamente volátil, os empregadores buscarão profissionais que tenham pro-atividade para mitigar riscos, gerir a segurança cibernética e auxiliar as empresas em momentos de desafio.

Capacidade de adaptação

Juntamente com essas habilidades sociais, os gerentes de contratação devem procurar identificar os profissionais que demonstrem uma prontidão para a adaptação, dada a contínua evolução da digitalização da força de trabalho. Estarão em alta os profissionais que tenham sido expostos à transformação digital e que contem com as habilidades digitais necessárias para cumprir sua função num cenário em que as tecnologias continuam a evoluir e influenciar a função/ setor em questão.

“O velho ditado ‘o que pode ser medido pode ser administrado’ não vale somente para as habilidades técnicas que os colaboradores precisam aprender – vale também para qualidades intrínsecas como resiliência, comunicação e colaboração. Os gestores devem destacar essas qualidades nos planos de desenvolvimento de desempenho pessoal, definindo os passos que os indivíduos precisarão tomar para praticá-las e afiá-las", finaliza Kevin Gibson, CEO Latam da Robert Walters.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15