Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Desenvolva suas soft skills: pandemia cobra habilidades para lidar com incertezas
Home > Carreira

Desenvolva suas soft skills: pandemia cobra habilidades para lidar com incertezas

Segundo Robert Half, habilidades digitais e técnicas não devem ser priorizadas isoladamente

Da Redação

04/10/2020 às 11h17

Foto: Adobe Stock

A Robert Half, empresa de recrutamento especializado, entrevistou mais de 1.500 executivos a fim de compreender quais habilidades, competências e comportamentos estão sendo mais demandados pelos gestores na busca por redesenho das funções e para aproveitar as novas oportunidades de crescimento.

Segundo o estudo, 41% dos gestores estão redesenhando papéis de trabalho como resultado direto da pandemia. Com as empresas em busca de mudanças e forças de trabalho mais resilientes, adaptáveis e ágeis, alguns exemplos de funções redesenhadas no Brasil incluem:

  • Posições administrativas: ao exemplo do profissional que realiza processos de admissão e passou a fazer as etapas de documentação e assinaturas de forma totalmente digital sem a necessidade receber os profissionais;
  • Profissional de vendas: este passou a fazer toda a sua prospecção comercial não mais por meio de visitas e reuniões presenciais, mas sim por reuniões por videoconferência;
  • Gestor de projetos: antes da pandemia, desenvolvia suas atividades transitando pelos diferentes departamentos da empresa e interagindo com os colegas e agora precisa realizar todo o trabalho à distância.

Transformação digital e e-commerce em alta

Ainda, como parte do redesenho de funções e estratégia de recuperação em função da COVID-19, 41% dos executivos do C-level estão investindo em esforços de transformação digital, enquanto 31% estão focados em e-commerce.

Apoiando esses dados, a Robert Half enxergou o crescimento da demanda por funções de tecnologia como:

  • cientistas/engenheiros de dados
  • Desenvolvedores/engenheiros de software
  • Infraestrutura/cloud
  • Business intelligence

CIO2503

E-book por:

Não negligencie as Soft Skills

As habilidades digitais e técnicas não estão sendo priorizadas isoladamente, no entanto. Cinquenta e seis por cento (56%) dos executivos acreditam que as consideradas “soft skills” são essenciais para lidar com as incertezas e o estresse associados à pandemia.

As cinco principais habilidades e competências comportamentais em alta são:

  • Pensamento estratégico (54%)
  • Comunicação (50%)
  • Agilidade (49%)
  • Pensamento criativo (45%)
  • Liderança (44%)

“Com base nos insights que a Robert Half adquiriu a partir do trabalho com milhares de empresas de diferentes portes em seus esforços de planejamento de força de trabalho e recrutamento pós-pandemia, é notável que muitos gestores estão sendo proativos na contratação de talentos de alta performance durante a crise atual”, destaca Caio Arnaes, diretor de recrutamento da Robert Half.

Para ele, as contratações estratégicas permanentes ou para projetos podem ajudar a preencher algumas lacunas, aprimorando as equipes com competências especializadas e comportamentos necessários.

"Seguimos em um momento estratégico para redesenhar as funções de trabalho, desenvolver os atuais colaboradores e/ou considerar novas combinações de funcionários permanentes ou contratados para projetos, que possibilitem a construção de um plano de recrutamento inteligente e flexível para potencializar sua recuperação pós-COVID-19", finaliza.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15