Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Currículo de TI: como definir o tom para posições de alta liderança em tecnologia
Home > Carreira

Currículo de TI: como definir o tom para posições de alta liderança em tecnologia

Como destacar sua experiência de liderança no currículo, demonstrando suas qualificações para uma função de liderança sênior de TI

Sarah K. White, CIO EUA

04/01/2021 às 11h01

Foto: Adobe Stock

Legenda:

Resumir objetivamente suas realizações, habilidades e experiência ao escrever um currículo pode ser assustador para qualquer pessoa, especialmente para aqueles com uma longa trajetória. Para os líderes de TI, em particular, o desafio pode ser ainda maior. Adeptos de eliminar candidatos com base em seus currículos, eles geralmente negligenciam o que os diferencia quando escrevem seus próprios currículos.

Mark Weatherbee é um líder de TI que sentiu que seu currículo não refletia o verdadeiro valor que ele criou ao longo de seus 31 anos de trabalho em TI, chamando-o de um "mar de preto e branco sem foco verdadeiro". Ele temia que seu currículo não o diferenciasse da concorrência em sua busca por uma posição de liderança sênior em TI.

“Ficou longo, mostrou muito de trabalhos que ocorreram há mais de 20 anos e forneceu informações que não são importantes para funções futuras”, diz Mark.

Mark, então, se encontrou com Andrew Ysasi, Presidente da Adamovio e Vice-Presidente da Vital Records Control, para uma reformulação do currículo. Ao revisar o currículo de Mark, Ysasi pôde ver facilmente que Mark tinha ampla experiência em liderança de TI e seria uma escolha perfeita para uma posição de liderança de TI sênior. Mas o currículo de Mark deixou o leitor "inseguro" em quais funções ele está interessado, diz Ysasi, bem como nos setores em que tem experiência de trabalho e no tamanho da organização e das equipes para as quais trabalhou no passado.

Separe-se da concorrência em seu currículo

O currículo original de Mark ofereceu uma base sólida, com a estrutura certa, incluindo um resumo de sua experiência de trabalho no topo para atrair o leitor. Mas o currículo de Mark precisaria destacar "as posições desejadas, o tipo de organização para a qual ele queria trabalhar e onde ele queria trabalhar”, diz Ysasi, bem como “elementos mais quantitativos” sobre sua experiência de trabalho.

CIO2503

E-book por:

“Faltavam detalhes importantes em seu currículo para separá-lo da concorrência e ajudar a contratar pessoal e recrutadores para qualificar Mark para uma função rapidamente”, diz Ysasi.

É comum que os resumos de currículo forneçam informações sobre a experiência geral do candidato, incluindo alguns detalhes sobre a experiência de gerenciamento. Mas, muitas vezes, essas informações podem ser encontradas em outro lugar no currículo do candidato, enquanto realizações, experiência de orçamento e o tamanho das empresas para as quais trabalhou estão muitas vezes enterrados na seção de experiência do candidato, diz Ysasi, acrescentando que este foi um problema chave para o currículo original de Mark.

Em vez disso, aqueles que buscam funções de liderança sênior devem colocar esses detalhes na frente e no centro de seus currículos. Para resolver isso, Ysasi incluiu mais detalhes sobre os setores nos quais Mark tinha experiência, como saúde, organizações sem fins lucrativos e varejo. Ele destacou habilidades relevantes que o executivo desenvolveu desde o início de sua carreira e como aquelas relacionadas à sua experiência atual influenciaram sua trajetória de carreira.

Também é importante usar seu currículo para destacar os pontos fortes. Ysasi fez isso para Mark destacando sua capacidade de se comunicar, relatar para prestação de contas e alinhar a tecnologia às metas estratégicas organizacionais. Ele também incluiu habilidades como conformidade com PCI e HIPPA, gerenciamento de fornecedores e segurança cibernética. Você não precisa incluir todas as suas habilidades no resumo - Ysasi sugere incluir uma seção de habilidades para isso logo abaixo do resumo - mas é importante destacar as habilidades mais relevantes para a posição para a qual você está se candidatando. Ysasi também observou que Mark está aberto a posições virtuais e que ele está aberto a se realocar para a oportunidade certa.

Ajustando o currículo para aparecer

Palavras-chave são outra consideração importante a ser observada em seu resumo e em todo o seu currículo. Ysasi certificou-se de incluir palavras-chave relevantes para as posições nas quais está interessado e ajudou Mark a identificar quais habilidades eram relevantes para incluir e o que ele poderia deixar de fora.

“Andrew me incentivou a mostrar conquistas quantificáveis do meu passado que seriam transferíveis para um novo empregador em potencial. Eliminar habilidades que não tiveram impacto em funções futuras também foi uma grande surpresa”, diz Mark.

Ysasi também o ajudou a reduzir seu currículo de quase duas páginas para um documento compacto de uma página. Se o seu currículo precisa ir além de uma página, não é um obstáculo, diz Ysasi, mas se você puder colocar tudo que precisa em uma página, isso torna o trabalho do recrutador muito mais fácil.

Ysasi ajudou a consolidar o currículo da Mark, trazendo todas as habilidades para uma seção de habilidades logo abaixo do resumo. Mark já tinha uma seção de habilidades em seu currículo original, mas com algumas técnicas de formatação, Ysasi foi capaz de tornar essa seção menor enquanto apresentava o mesmo número de habilidades usando uma fonte menor e três colunas em vez de duas.

Ysasi também conseguiu encurtar o restante do documento, formatando o texto com uma fonte menor e menos espaços entre as experiências de trabalho. O resultado é um documento esteticamente agradável que fornece todas as informações necessárias em uma única página, tornando mais fácil para os recrutadores ou gerentes de contratação determinar rapidamente se Mark é a escolha certa para o trabalho.

O resultado final

O currículo final de Mark destaca de forma sucinta sua experiência, habilidades e qualificações, e inclui uma foto de rosto e um código QR que leva os recrutadores direto para a página de Mark no LinkedIn. Seu uso estratégico de cores atrai a atenção do leitor em torno do documento. No geral, a revisão de Ysasi mostra que, com alguma formatação e um pouco de criatividade, você pode criar um currículo com aparência profissional que o destacará dos demais em seu campo.

Mark ficou feliz com o resultado final de seu currículo, "especialmente o layout e a modernização" que o designer de currículo de Ysasi criou. Embora este documento seja um PDF, Ysasi também enviou a Mark uma cópia “amigável para ATS” em um formato de documento do Word. Isso é algo a se considerar se você for com um currículo em PDF formatado - você precisará de uma cópia de backup que funcionará com sistemas de rastreamento de aplicativos on-line.

“Eles pegaram algo que provavelmente seria assustador para um indivíduo fazer e facilitaram”, diz Mark.

No final das contas, Mark ficou impressionado com a maneira como Ysasi o ajudou a recuar para avaliar sua carreira com um olhar objetivo. Ele também ficou surpreso ao ver as habilidades, realizações e conhecimentos destacados que ele havia esquecido ao escrever seu próprio currículo.

"É engraçado. Eu olhei muitos currículos e sinto que sou muito bom em eliminar candidatos. Por alguma razão, quando você olha seu próprio currículo, é mais difícil decidir o que deve e o que não deve constar nele. É mais fácil quando você não está conectado às informações”, diz Mark.

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15