Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Crise da Covid-19 não desacelera demanda por talentos em Inteligência Artificial
Home > Carreira

Crise da Covid-19 não desacelera demanda por talentos em Inteligência Artificial

Desenvolvedores e engenheiros de IA, pesquisadores de IA e cientistas de dados são os talentos mais requisitados pelas empresas

Da Redação

16/10/2020 às 8h30

Foto: Adobe Stock

Mesmo durante as interrupções econômicas e demissões causadas pela pandemia de Covid-19, a demanda por talentos em Inteligência Artificial (IA) tem sido forte. Os líderes buscam reduzir custos por meio da automação e de eficiência, e a IA tem um papel real a desempenhar nesse esforço. Empresas em todos os níveis de sofisticação de IA enxergam lacunas de habilidades e têm como objetivo preenchê-las, de acordo com pesquisa da Deloitte.

Embora a maioria dos adotantes de IA mais maduros relatem pouca ou nenhuma lacuna entre suas necessidades e as habilidades de IA que já possuem, 23% disseram que tinham uma grande ou extrema lacuna entre elas, uma porcentagem maior do que as organizações menos maduras.

Segundo a terceira edição da pesquisa "State of AI in the Enterprise" da Deloitte, isso ocorre porque as empresas mais maduras supostamente possuem maior conhecimento e experiência para avaliar quais habilidades realmente precisam. “Também pode ser que os experientes tendam a buscar projetos mais transformacionais usando IA, focando mais na criação de novos produtos e serviços do que na redução de custos”, diz o relatório.

Para entender melhor, a Deloitte olhou com profundidade os perfis de talento dos três segmentos mais maduros no uso de IA, identificados na pesquisa como: experiente, mais implantações e maior sofisticação no uso da tecnologia; qualificado, possui um número moderado de implantações e sofisticação; iniciante, tem poucas implantações e sofisticação menor.

CIO2503

E-book por:

Tipos de talentos necessários

Todos os três segmentos têm uma lacuna de talentos de IA. Alguns sentem a falta de habilidades necessárias de forma mais aguda. O tipo de talento mais procurado era razoavelmente igual nos três segmentos:

  • Desenvolvedores e engenheiros de IA,
  • Pesquisadores de IA
  • Cientistas de dados.

Líderes de negócios, especialistas de domínio e gerentes de projeto ficaram em posição inferior na lista.

De onde vem o talento

Todos os três segmentos diferentes têm a mesma fonte principal para obter as habilidades de que precisam: profissionais experientes de IA de fora de sua organização. Com todos seguindo o mesmo pequeno grupo de indivíduos, as empresas precisam, segundo a Deloitte, desenvolver alternativas - em particular, contratando graduados universitários com habilidades de IA e retreinando recursos internos. Os adotantes experientes contam mais com recursos internos já treinados em IA, enquanto os iniciantes confiam um pouco mais em parcerias com outras empresas com experiência em IA.

Atividades de treinamento

Os adotantes experientes de IA sentem sua escassez de habilidades mais intensamente do que os outros segmentos, mas podem estar se vendendo, considerando que estão muito mais focados em treinamento interno e educação. Aproximadamente dois terços dos adotantes experientes (64%) estão atualmente treinando seus desenvolvedores para criar novas soluções de IA - em comparação a 55% dos qualificados e 43% dos iniciantes - e treinando sua equipe de IA para implantar soluções de IA.

Eles também estão fornecendo treinamento para que os funcionários usem IA em seus empregos (67% em comparação com 53% dos qualificados e 48% dos iniciantes).

Implicações para executivos

Mesmo que você trabalhe com IA por anos e tenha dezenas de implementações, pode ainda não ter o talento interno que precisa para a próxima rodada de projetos. A consultoria recomenda as seguintes ações:

  • Use tecnologias de IA que maximizam o que você tem. Trabalhe para reduzir a carga sobre sua equipe de IA onde você puder. Desenvolva habilidades em busca das melhores tecnologias e fornecedores de IA. Aproveite as plataformas baseadas em nuvem com soluções e aceleradores pré-construídos.
  • Diversifique suas fontes de talentos de IA. Veja as contratações experientes, as contratações em universidades e como seus parceiros e fornecedores podem ajudar a preencher as lacunas. O objetivo é construir uma bancada de talentos de negócios que também possa “falar IA”.
  • Concentre-se nas futuras estrelas do rock. Um especialista em IA de classe mundial pode não gerar vantagem competitiva tanto quanto uma equipe forte e ampla, portanto, tente construir para o longo prazo.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15