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Crie líderes melhores que você!
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Crie líderes melhores que você!

Desenvolver líderes permitirá que você continue dando vazão aos sonhos de atingir um novo cargo de liderança em sua corporação

José Ricardo Noronha *

06/05/2016 às 8h14

Foto:

Se
você é líder ou aspira chegar a um cargo de liderança, precisa ter em
mente uma característica fundamental: a capacidade de formar líderes
muito melhores que você! Acreditar que é difícil
achar alguém mais qualificado é uma grande bobagem. Até porque, se há
esse pensamento, sugiro que questione se você é realmente um líder ou um
“chefe das antigas”, daqueles que não se importa com o futuro da
empresa em curto, médio e longo prazos.

Desenvolver
líderes permitirá que você continue a evoluir, além de dar espaço
para que todos em sua estrutura tenham ou enxerguem reais possibilidades de crescimento pessoal e profissionalmente.

Um
exemplo claro de uma empresa líder global é a ABInBev, dona da AmBev e
que foi criada e idealizada pelo trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e
Beto Sicupira.

Dentre
os principais pilares de existência de todos os negócios do trio
(incluindo aí ícones globais, como Burger King e Heinz) estão a força e a
competência no desenvolvimento de novos
líderes.

Trata-se
de um processo que permite que os talentos já identificados consigam
rapidamente subir e assumir novos cargos de liderança. Tudo isso com a
certeza de que serão substituídos por
profissionais melhores do que eles e que serão capazes de, em uma
cultura absolutamente voltada à meritocracia e melhoria contínua de
processos, entregar resultados cada vez mais sensacionais. Aliás, é
exatamente isso que tem acontecido, ano após ano, na AmBev
e em todas as empresas lideradas por este competente e icônico trio.

Um exercício rápido, prático e muito bacana que proponho fazer agora: pare ainda hoje e se questione: "Se eu virasse Diretor ou Presidente da
empresa em que atuo, amanhã quem estaria apto a me substituir?".

Se
a resposta demorar mais de 1 minuto, é bem possível que você tenha
problemas para dar vazão aos seus sonhos de atingir um novo cargo de
liderança em sua corporação.

Dentre
os importantes conceitos que podemos absorver e aplicar em nossos
negócios para acelerar a formação de novos líderes, três merecem
especial destaque.

1) Meritocracia

Nos
tempos mais desafiadores em que hoje vivemos, é fundamental criar uma
cultura empresarial que privilegie a meritocracia, na qual os
profissionais de melhor performance são reconhecidos
e têm reais possibilidades de ascenção profissional. Isso não de acordo
com o tempo de empresa, mas sim com os resultados e metas que entregam.

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Na
AmBev, por exemplo, um dos pilares de construção da cultura da empresa é
a de fomentar o “espírito de dono”. Todos os profissionais têm metas
claras e também desfrutam de uma boa autonomia
para tomarem decisões de forma mais rápida, o que tem impacto direto na
melhoria da performance de vendas e na percepção clara de que, ao final
do dia, todos são de fato “donos do negócio”.

2) Pipeline de liderança

Para
que você que já é líder, é fundamental que trabalhe o tempo todo em
conjunto com sua equipe de Recursos Humanos no processo de recrutamento,
identificação, capacitação e desenvolvimento
dos profissionais identificados como “high potentials” (alto desempenho).

Sem um bom funil de líderes, a sustentabilidade do seu negócio no médio e longo prazos vai estar fortemente comprometida.

Além
disso, é preciso sempre dedicar especial atenção à busca de congruência
entre os valores, princípios, missão e sonhos destes potenciais novos
líderes com os valores, princípios, propósitos
e metas da sua empresa.

Quão
mais próximos forem estes valores e propósitos, maiores são as chances
de você criar líderes que tenham a capacidade de manter viva e
fortalecer ainda mais a cultura da sua empresa.

3) Transparência

Como
líder, é seu papel buscar ser o mais transparente que puder, em tudo o
que fizer. E quando falamos no processo de identificação e formação de
novos líderes, esta tarefa ganha peso
ainda maior. Alie-se a isso a importância de dar coaching verdadeiro a
todos os seus liderados, o tempo todo.

Com
especial ênfase aos seus profissionais já identificados como de alto
potencial, a transparência e o coaching são ainda mais fundamentais.

Faça-os
saber com regularidade quais são as competências, talentos, pontos
fortes e pontos de melhoria que você tem percebido evolução ou não.
Aproxime-se o quanto puder deles para que
eles, de fato, sintam que você tem sido um líder verdadeiramente
interessado em ajudá-los para se tornarem grandes líderes no momento
oportuno.

Meritocracia,
Pipeline de Liderança e Transparência são, portanto, três elementos
essenciais para fomentar em sua empresa uma cultura de formação
constante de grandes líderes.

Tenho
certeza de que, ao fazer isso, você contribuirá incrivelmente para
perpetuar uma cultura vencedora, na qual todos se sentem valorizados e
pertencentes à grande causa e ao propósito
da organização. 


(*) José Ricardo Noronha é professor do MBAs da FIA e autor dos livros "Vendedores
Vencedores" e "Vendas. Como eu faço?"

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