Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Chief Digital Officer deve contar com um diretor de dados para garantir sucesso de estratégias
Home > Carreira

Chief Digital Officer deve contar com um diretor de dados para garantir sucesso de estratégias

Até 2023, 50% dos diretores digitais em organizações sem um diretor de dados devem liderar área de Data e Analytics, alerta Gartner

Da Redação

20/01/2021 às 10h12

Foto: Adobe Stock

A demanda por análise de dados cresceu ainda mais rápido com a Covid-19. Hoje em dia, uma empresa digital não pode existir sem data e analytics. Assim, a pressa e a necessidade de um guia para a transformação digital e a exploração eficaz dos dados, puxam a demanda por um líder focado nisso. A empresa de consultoria Gartner, prevê que, em 2023, 50% dos diretores digitais sem um par de Chief Data Officer (CDO) precisarão se tornar um líder de dados, de fato, para ter sucesso.

A pesquisa do Conselho de Administração do Gartner de 2021 revelou que 69% dos conselhos de administração aceleraram suas iniciativas de negócios digitais em resposta à interrupção da Covid-19 e estão se movendo mais rápido agora do que antes do início da pandemia. Setenta e oito por cento dos entrevistados disseram que a analytics emergirá como a principal tecnologia de mudança de jogo da crise de Covid-19.

“Os diretores digitais e CDOs têm papéis fundamentais na aceleração dos negócios digitais e na construção de uma organização orientada por dados”, disse Mike Rollings, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Algumas organizações podem não se dar ao luxo de ter ambas as funções, mas a ausência de foco executivo em qualquer um desses esforços críticos pode prejudicar o outro”.

Não apenas a demanda por Data e Analytics (D&A) aumentou desde o ataque da crise de Covid-19, mas a urgência de conduzir a transformação digital também mudou. “O sucesso desses empreendimentos está interligado - um negócio digital não pode existir sem dados e análises”, disse Rollings.

CIO2503

E-book por:

De acordo com o Gartner, cada estratégia digital está ligada a como os momentos de negócios digitais são orquestrados e como os ativos de D&A são usados para maximizar o valor econômico. Juntas, essas expectativas elevadas de valor colocam pressão adicional sobre os diretores digitais, que são responsáveis por instigar e orientar os empreendimentos de negócios digitais. Eles também acentuam a responsabilidade do CDO para maximizar o valor econômico dos ativos de D&A.

No entanto, nem todas as empresas têm Chief Digital Officer ou Chief Data Officer, mas ambas as posições são críticas para o sucesso de uma organização. Organizações sem uma ou ambas as funções devem compreender a importância crítica de D&A para seu sucesso em empreendimentos de negócios digitais e buscar infundir aspirações digitais com D&A, orienta o Gartner.

Os diretores digitais são instigadores de mudança, tornando sua função mais transitória, mas assumir as responsabilidades de um diretor de dados pode solidificar a longevidade da função na organização, diz a consultoria. Por outro lado, os diretores de dados em organizações sem um diretor digital devem assumir as responsabilidades da iniciativa digital.

“É hora de dispensar as crenças convencionais sobre a D&A de que ela apenas responde às necessidades do negócio, em vez de agir como um catalisador”, disse Rollings. “Ou que é apenas um serviço de suporte que oferece recursos para um público-alvo, em vez de uma competência empresarial amplamente praticada”. O CDO deve infundir em sua estratégia de negócios empresariais o pensamento de D&A.

Liderar a transformação digital tornou-se a principal habilidade e expectativa de capacidade para CDOs, expandindo ainda mais a função de D&A na transformação de negócios digitais. “O papel do CDO será bem-sucedido, entregando a transformação do negócio, ou fracassará ao se concentrar excessivamente em questões táticas e responsivas”, disse Rollings.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15