Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
6 segredos para atrair os melhores talentos de TI
Home > Carreira

6 segredos para atrair os melhores talentos de TI

CIOs contam como estabeleceram ciclos virtuosos de recrutamento de TI e compartilham dicas sobre como atrair talentos de forma consistente

Stacy Collett, CIO (EUA)

27/07/2021 às 11h05

Foto: Shutterstock

À medida que a guerra por talentos de TI avança, algumas empresas parecem estar fora das trincheiras, mesmo quando se trata das habilidades mais procuradas.

Atrair grandes talentos requer mais do que um grande pacote de remuneração, embora o estudo “IT Salary Survey 2021”, do IDG, mostre que os trabalhadores de tecnologia frequentemente procuram novos empregos para obter uma remuneração mais alta (61%). Mas eles também buscam avanço na carreira (47%), um trabalho interessante (38%) e realização pessoal.

Essas solicitações são mais frequentemente encontradas em equipes de TI que lideram o negócio ao invés de seguir, com grandes líderes e gerentes, acesso às tecnologias mais avançadas, um caminho de carreira visível e uma cultura de excelência, diálogo aberto e de se sentir valorizado e apreciado.

“As pessoas estão procurando fazer parte de algo grande”, diz Rich Gilbert, Diretor Digital e de Informações da Aflac, que foi eleita a empresa mais admirada da Fortune por 19 anos e está listada como uma das principais inovadoras no setor de seguros. “Não pagamos o mais alto em um gráfico de salários de TI, mas temos talentos que estão batendo em nossas portas porque é o pacote total - a remuneração, as recompensas, o reconhecimento, o envolvimento e o sentimento de fazer parte de algo que é maior do que qualquer uma pessoa".

CIOs de alguns dos melhores lugares para trabalhar em TI explicam como criaram um ciclo de recrutamento virtuoso que traz os principais talentos até sua porta.

Um trabalho significativo com o apoio de executivos

Um dos atributos que atrai o talento de TI para a empresa Plante Moran é o tremendo apoio e respeito pela equipe de TI da liderança de nível superior, diz Paul Blowers, CIO da empresa. “É tão importante para os talentos de TI que eles façam parte da estratégia de uma organização, sejam empreendedores, trabalhem com ideias e façam parte da missão da empresa”, diz ele.

A equipe de TI é considerada um parceiro de negócios na organização, não uma sobrecarga, diz Joni Propst, Diretor de Gerenciamento de Portfólio e Projeto Digital. “Somos responsáveis por definir a estratégia para a tecnologia e a conduzimos com o total apoio da empresa”.

Contratar ótimas pessoas, que atraem ótimas pessoas

Tecnólogos talentosos querem trabalhar com outras pessoas talentosas. Muitas vezes, uma contratação estratégica pode ter um efeito cascata no recrutamento de tecnologia. Tony Gallardy, CIO da Navy Federal Credit Union, construiu uma cultura de TI voltada para a missão de cuidar de seus funcionários. Ele convenceu Sovan Shatpathy, que nunca trabalhou com finanças, a ingressar como CTO em junho de 2020 para ajudar a liderar sua transformação digital. A reputação de Shatpathy como líder e inovador ajudou a atrair pelo menos oito tecnólogos para a equipe que trabalhou com ele ao longo de sua carreira na Amtrak, Cisco e Oracle. “Missão, cultura e cuidado das pessoas vende no mercado”, acrescenta Gallardy.

Atrair diversidade com líderes diversos

O mesmo ciclo virtuoso de contratação é válido quando se trata de uma força de trabalho diversificada e inclusiva. Seis anos atrás, a Owens Corning lutou para atrair talentos femininos para a organização de TI. Mas isso mudou depois que Zerby nomeou duas diretoras de TI, que são mulheres. Hoje, uma dessas mulheres é vice-presidente e cerca de 40% da equipe de TI da Owens Corning é do sexo feminino, contra 20% em 2015. “Não há dúvida de que eles tornam este lugar menos assustador para se trabalhar”, diz Zerby. “As pessoas gostam de ver pessoas que se parecem com elas e isso fez a diferença” ao atrair diversos talentos de TI, acrescenta.

O número de profissionais de TI em busca de um ambiente de trabalho mais diversificado dobrou neste ano, de 5%, em 2020, para 10%, em 2021, de acordo com a pesquisa salarial de TI.

A gigante dos seguros The Hartford atrai talentos apoiando grupos de recursos de funcionários da Ásia-Pacífico, negros, hispânicos, LBGTQ+, militares, mulheres, profissionais maduros e jovens profissionais. Por meio desses grupos, “os funcionários têm autonomia para avaliar as oportunidades de negócios, possibilitar resultados de talentos e construir relacionamentos mais fortes uns com os outros”, afirma Deepa Soni, CIO. Mais de um terço (35%) dos gerentes de TI são mulheres e um terço (33%) são negros.

Expor os talentos às tecnologias mais avançadas

A maioria dos tecnólogos quer uma oportunidade de trabalhar e aprender a mais nova tecnologia e eles procurarão as organizações que podem oferecer isso a eles.

HartfordPlante Moran, por exemplo, formou uma joint venture com três de seus maiores concorrentes para investir em tecnologias emergentes, como inteligência artificial, machine learning, blockchain e automação de processos robóticos (RPA). “O centro de P&D nos permite realmente ampliar os limites da inovação e dá à nossa equipe de TI a chance de trabalhar em coisas novas e inovadoras e, em seguida, implementá-las e executá-las”, diz Blowers.

A Aflac renomeou sua organização de TI para “serviços digitais” para refletir seu papel na definição da estratégia de negócios e sua parceria com a empresa para fornecer soluções. Seu programa de capacitação treina trabalhadores de tecnologia em estruturas de desenvolvimento móvel e web, como Ionic e Angular, e certifica trabalhadores como mestres em Scrum, proprietários de produtos Scrum e desenvolvedores full stack. “Mesmo que as pessoas cheguem com grandes conjuntos de habilidades, estamos continuamente desenvolvendo isso e investindo em nosso pessoal”, diz Gilbert.

Construa um canal forte

As organizações que atraem os melhores talentos de TI dizem que muitas de suas melhores contratações vêm de contratos e conexões com universidades e organizações de treinamento.

Quando a Navy Federal contratou vários empreiteiros para ajudar na migração para sua nova plataforma digital, alguns pediram para ficar depois de passar um tempo com o grupo. “É incrível as pessoas que retiramos do pool de contratos”, fazendo com que se sintam como funcionários em tempo integral, diz Gallardy. “É uma questão de inclusão”.

Um modelo de trabalho híbrido indefinidamente

As organizações terão que manter um modelo de trabalho híbrido para manter seus canais de recrutamento cheios, dizem esses CIOs.

“Não acredito que você será capaz de atrair os melhores talentos de TI em grande escala sem ter uma ótima experiência de equipe, que é uma experiência híbrida”, diz Blowers. “Queremos dizer ao futuro talento que oferecemos uma experiência virtual fantástica, a capacidade de trabalhar remotamente e ainda assim se sentindo engajado e conectado à nossa cultura, mas também uma experiência no escritório que permite ricas experiências presenciais, construir relacionamentos, ser orientado e crescer em sua carreira. Você tem que ouvir sua equipe”.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

<

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15