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Burger King aposta em Business Intelligence para otimizar operações

Projeto, desenvolvido pela delaware, permitiu a integração da TI com os negócios

Da Redação

29/11/2019 às 10h36

Foto: Shutterstock

Com os dados sendo considerados o novo petróleo, empresas de todos os setores estão enfrentando desafios para coletar e analisar uma enorme quantidade de informações. Para garantir o sucesso, a gestão de qualidade dos dados é fundamental, principalmente para lidar com uma concorrência cada vez mais acirrada.

Pensando em otimizar a velocidade de processamento das informações e a qualidade dos dados, o Burger King percebeu a necessidade de investir em Business Intelligence (BI). Para isso, a rede de fast food contou com a intervenção de especialistas em Data & Analytics da delaware, consultoria especializada em soluções SAP.

De acordo com Pang Jie Cheng, Coordenador da Área de BI do Burger King Brasil, o objetivo do projeto era centralizar as análises dos departamentos e integrar a visão dos dados e KPIs. Dessa forma, os especialistas ficaram responsáveis por implementar soluções que fornecessem um BI de autoatendimento com análises em tempo real.

“Optamos pela arquitetura da SAP SDI+HANA+SAC, pela facilidade de integração, alto poder de processamento do HANA no SAP Cloud Platform e inovações trazidas pelo SAP Analytics Cloud (SAC), além de trazer o pioneirismo de uma empresa varejo-alimentícia no Brasil, de mergulhar nesse novo mundo de ferramentas, soluções e arquitetura de BI em Cloud”, declarou Cheng.

Durante a Black Friday de 2018, o Burger King precisava de um dashboard para melhorar o controle das promoções e o impulsionamento das vendas em tempo real. Com a solução, os departamentos de marketing e TI da companhia puderam acompanhar as vendas e as receitas ao longo da campanha.

“Com o Dashboard do Black Friday, conseguimos acompanhar as vendas e alinhar com os times de suporte, suprimentos, manutenção e infraestrutura para ficarem de prontidão, no suporte das lojas”, explicou Cheng. “Esse foi um projeto de rápida implementação – apenas 2 semanas – e os relatórios criados são usados até hoje para acompanhar as nossas vendas por determinado produto.”

Ao longo da campanha, os relatórios disponibilizavam análises por loja, produtos e promoções de venda. Além disso, alertava as lojas que apresentavam menor movimento que o esperado, auxiliando a equipe a ter melhores resultados.

Atualmente, as soluções de BI são utilizadas em diversas áreas de negócios da rede, incluindo gerenciamento de produtos, recursos humanos, controladoria e operações de entrega. Graças ao acesso unificado, todos os setores possuem acesso aos mesmos dados, aumento o desempenho das equipes.

Segundo Cheng, a transformação permitiu a redução do tempo de processamento de informações, de 3 horas para 15 minutos. Por conta da economia de tempo na construção de relatórios, a produtividade registrou aumento de 30%.

Além disso, o projeto colaborou para a integração entre a TI e os negócios. “Hoje, conseguimos implantar a cultura de BI na companhia, treinando e desenvolvendo em cada área de negócio um usuário chave de BI, como se fosse um aliado da nossa equipe e o feedback positivo disso é escutar das áreas de negócio que conseguimos entender as necessidades deles e consequentemente eles conseguem analisar melhor os relatórios, já que praticamente eliminamos o tempo que gastavam na construção dos reports e dashboards”, completa Cheng.

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