Home > Tendências

Brasil lidera testes 5G na América Latina, aponta estudo do 5G Americas

De acordo com o levantamento, muitas empresas estão aproveitando licenças de teste para adquirir conhecimento prático no uso da tecnologia

Da Redação

23/01/2020 às 16h00

Foto: Shutterstock

Segundo estudo da 5G Americas, o Brasil liderou o número de testes 5G dentro da América Latina em 2019. A associação do setor reúne fabricantes e empresas de telecomunicações da região.

De acordo com o levantamento, muitas empresas estão aproveitando as licenças de teste para adquirir conhecimento prático no uso da tecnologia. Entretanto, vale lembrar que o uso comercial da tecnologia 5G no Brasil foi adiado. A Anatel postergou para 2021 o leilão das frequências que serão utilizadas.

A 5G Americas reporta que foram realizados ao menos 30 testes de 5G em 12 países, sendo que a maioria ocorreu no terceiro trimestre do ano passado. Desse total, o Brasil foi responsável por 10 das experimentações registradas, seguidas por Peru e Chile, que empataram em quatro testes cada.

De acordo com a 5G Americas, boa parte dos testes utilizaram as bandas de 3,5 GHZ e de 28 GHZ para operar a conexão ultrarrápida. Esses faixas estão entre as que o governo brasileiro avalia utilizar quando a tecnologia operar em grande escala.

CIO2503

E-book por:

Quando se aprofunda o tipo de tecnologia que está sendo avaliada dentro desses testes, a 5G Americas informou que os principais usos estão na banda larga móvel melhorada (eMBB) e Internet das Coisas Massiva (MIot).

Também foram informados pelas operadoras participantes testes em realidade aumentada, aplicações de Internet das Coisas (IoT) para indústria e cidades inteligentes, telemedicina e banda larga sem fio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail