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CIO e CHRO: a parceria de energia que impulsiona o trabalho híbrido e remoto
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CIO e CHRO: a parceria de energia que impulsiona o trabalho híbrido e remoto

À medida que as restrições da Covid-19 continuam aumentando em algumas regiões, o mundo do trabalho está sendo reinventado - mais uma vez.

Por Kim Huffman, vice-presidente de TI global da Elastic

13/09/2021 às 16h14

Foto: Banco de Imagem

À medida que as restrições da Covid começam a aumentar em algumas regiões e os líderes de negócios decidem como e onde os funcionários trabalharão no futuro, os líderes de TI e RH devem colaborar para garantir que suas organizações ofereçam a melhor experiência possível aos funcionários.

 

Após a mudança em massa para trabalhar em casa no início da pandemia, os líderes empresariais estão decidindo quem eles gostariam de ver no escritório e com que frequência. Enquanto isso, os funcionários terão suas próprias opiniões sobre onde e como gostariam de trabalhar, e seus líderes de negócios precisarão considerar essas novas preferências e expectativas. Para os líderes de tecnologia e recursos humanos (RH), isso tem enormes implicações sobre a proximidade e frequência com que eles precisarão colaborar.

 

Muitos líderes de empresas parecem determinados a implementar um estilo "híbrido" de trabalho. Por exemplo, a empresa de serviços financeiros Citigroup anunciou uma abordagem híbrida que, para a maioria das funções, verá os funcionários passando três dias por semana no escritório e dois em casa. Em outro exemplo, a gigante automotiva Ford continuará permitindo que seus funcionários trabalhem em casa e venham ao escritório somente quando necessário, como para tarefas que exigem reuniões pessoais.

 

Outras empresas podem decidir que o trabalho remoto distribuído em tempo integral é o caminho a seguir - como o modelo que empregamos na Elastic.

 

Como chefe global de TI da Elastic, apoiar um estilo de trabalho distribuído para nossos funcionários me ensinou muito sobre a importância da experiência do funcionário (EX) e levou a um relacionamento de trabalho próximo com nosso diretor de recursos humanos (CHRO) . Por meio dessa estreita parceria, alcançamos muito juntos, especialmente durante a pandemia. Desde tornar mais fácil para os funcionários localizar e acessar as informações e dados de que precisam para fazer seu trabalho, até ajudá-los a manter esses dados e informações seguros. E em todos os momentos, mantivemos uma questão primordial em nossas mentes:

 

Como podemos fornecer aos funcionários as ferramentas de tecnologia, as informações e o suporte de que precisam para se sentirem engajados e fazer seu melhor trabalho?

 

Colaboradores-chave

Os CIOs estão reconhecendo o poder da parceria de TI / RH e veem o CHRO como um colaborador-chave na condução de iniciativas EX.

 

Em uma pesquisa recente com CIOs e líderes de TI conduzida pela Forrester Consulting e encomendada pela Elastic, 80% dos entrevistados disseram que agora frequentemente colaboram ou trabalham de perto com os CHROs. Antes da pandemia global, apenas 64% o faziam, sugerindo que a mudança para o trabalho remoto foi um fator significativo para uma colaboração mais próxima e frequente entre as duas funções.

 

Em minha experiência, existem quatro áreas principais de enfoque que acredito que agreguem mais valor nas colaborações de CIO / CHRO. Eles são:

 

1.Colaboração empresarial e ferramentas de autoatendimento. Em nosso estudo, 41% dos entrevistados disseram que sua organização deseja expandir suas tecnologias atuais de colaboração empresarial para oferecer suporte a uma maior produtividade dos funcionários. E quase um em cada quatro (23%) está planejando implementar ferramentas de autoatendimento para funcionários. Aqui, CIOs e CHROs devem trabalhar juntos para capturar as necessidades dos funcionários e entender seus desafios do dia-a-dia para manter contato com colegas e acessar informações.

 

2.Segurança da informação. Na Elastic, usamos nossos produtos de segurança de endpoint para proteger nossa força de trabalho remota e trabalhamos com o RH para ajudar a fornecer treinamento aos funcionários sobre segurança cibernética para mantê-los e nossos dados corporativos protegidos. O RH costuma ser o primeiro ponto de contato para os funcionários, portanto, garantir que nossa equipe de operações de RH saiba como responder aos riscos e ameaças em parceria com a TI é fundamental.

 

3.Contratação e integração. Hoje, esses são processos profundamente digitais. TI e RH precisam trabalhar juntos para usar as melhores ferramentas para oferecer uma experiência perfeita ao funcionário durante todo o processo de contratação e integração. A tecnologia também é cada vez mais uma forma vital de avaliar as habilidades dos candidatos a empregos, especialmente as habilidades sociais que são extremamente importantes em um ambiente de trabalho distribuído, como gestão de pessoas e mudança.

 

4.Bem-estar do funcionário. Ferramentas digitais que tratam do bem-estar físico, mental e espiritual dos funcionários estão agora mais prontamente disponíveis e facilmente implantadas em toda a organização. Em nossa pesquisa, quase quatro em cada dez entrevistados (37%) dizem que estão implementando ou expandindo ferramentas digitais de bem-estar para funcionários, como aplicativos de bem-estar e meditação. Também aqui, é necessária a colaboração com a equipe de RH para determinar quais soluções são mais adequadas para seus funcionários. Na Elastic, demos aos funcionários acesso ao Ginger, um serviço de saúde mental sob demanda, e fornecemos maior flexibilidade nos arranjos de trabalho para que eles possam equilibrar o trabalho com seus compromissos pessoais.

 

Oferecendo suporte técnico e emocional

Em uma nova era de aumento do trabalho híbrido e remoto, acho que todo CIO deve parar e refletir sobre sua contribuição para EX e bem-estar: dando aos funcionários as ferramentas de que precisam para realizar o trabalho; mantê-los seguros online; simplificar os processos de negócios para eliminar as rugas que levam à frustração; garantindo que eles possam ter acesso a suporte e ajuda quando necessário, não apenas do ponto de vista técnico, mas também emocional.

 

Muitos outros CIOs concordam, mas há muitos mais que precisam ser aceitos. Por exemplo, desde o início da pandemia, apenas 29% dos entrevistados em nossa pesquisa relataram um aumento significativo na responsabilidade pelo bem-estar dos funcionários e 28% disseram o mesmo para EX e engajamento. Uma coisa é certa, ter o líder de RH como consultor e parceiro será essencial para cumprir essas funções ampliadas.

 

O CIO e o CHRO têm uma oportunidade única de manter os funcionários produtivos, engajados e satisfeitos neste novo mundo de trabalho - onde e como quer que estejam trabalhando.

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