Home > Gestão

BB lança pagamento por celular para todo o Brasil

A instituição financeira informou, porém, que conta apenas com 300 estabelecimentos comerciais credenciados

CIO

27/03/2008 às 17h28

pda_ok_int.jpg
Foto:

Desde o início desta semana, o Banco do Brasil dá início, oficialmente, às suas operações de pagamentos através de celular (m-payment) em todo o território nacional depois de piloto realizado no ano passado, com cobertura restrita a quatro cidades brasileiras - Brasília, São Paulo, Osasco (SP) e Barueri (SP).

Por enquanto, o Banco afirmou serem 300 os estabelecimentos comerciais credenciados, a grande maioria nas cidades de São Paulo e Brasília, conforme anúncio feito por Glória Guimarães, diretora de tecnologia do BB em evento de m-payment organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A instituição destacou que a confirmação das operações feitas em dispositivos móveis, que antes era realizada no site do Banco do Brasil, pode agora ser realizada via SMS.

O serviço de m-payment do banco é uma parceria com a VisaNet para a produção de terminais pontos de venda a cartão (chamados POS) adaptados para interoperar com telefones celulares. A meta é ajudar o cliente a, por exemplo, acionar um “disk-pizza”. “O cliente liga (pelo celular) para a pizzaria, e faz o pedido; depois recebe uma mensagem encriptada no seu celular e autoriza o débito em conta através de SMS (ou torpedo),” afirma Glória Guimarães.

Os serviços de Mobile Banking da instituição existem desde 2006 e oferecem uma série de operações, como extratos, saldos, investimentos, mas precedia de pagamentos. Atualmente o BB possui um total de 520 mil usuários cadastrados. Ao todo, são realizadas, em média, 3,4 milhões de transações ao mês. O serviço recém lançado, porém, estará disponível para micro-pagamentos, de R$ 1,00 a R$ 100,00.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail