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Autopromoção, na medida certa, faz bem

Ajuda a vender bem a sua imagem e a ganhar o reconhecimento do mercado

Martha Heller, CIO/EUA

22/07/2018 às 6h58

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Você está fazendo um ótimo trabalho. Graças ao projeto sob sua responsabilidade a empresa conseguiu reduzir as despesas operacionais em 40%. Além disso, a área que criou para gestão de projetos tem agradado todos os colegas. Graças a isso, dentro de pouco tempo o seu valor será reconhecido em toda a indústria e os recrutadores começarão a convidá-lo para o próximo emprego dos seus sonhos. 

Bom... Nem sempre. A realidade é que - como acontece com todas as coisas maravilhosas - dá trabalho conquistar o reconhecimento da indústria. Se você é líder em uma grande empresa, como GM ou Dell, os recrutadores sabem seu nome e as revistas, os jornais e os organizadores de eventos fazem fila na sua porta. Mas se a companhia na qual você trabalha não é conhecida no mercado, vale adotar uma abordagem pró-ativa para divulgar seu nome no mercado.

Seguem as principais dicas de profissionais que levam a sério o conceito de autopromoção estratégica e que podem ajudá-lo a atingir a fama:

1. Crie sua marca
Para tornar seu nome conhecido, você precisa entender claramente qual a sua imagem. Será que você é fantástico com seus clientes, um líder extraordinário, um guru da arquitetura ou um especialista em manufatura?

Só após entender exatamente em qual imagem você se encaixa pode criar sua marca pessoal, inclusive para promover habilidades mais valiores do que as associadas ao seu cargo atual.

Faça uma enquete entre amigos e descubra cinco atributos de marca que melhor o descrevem. Elabore um breve resumo, de apenas uma página — um “mission statement” pessoal — e crie um perfil em redes sociais ou um blog para divulgá-lo.

E lembre-se sempre: à medida que você conhece novas pessoas, ingressa em novas organizações e faz coisas novas, tem que continuar criando e aprimorando sua marca.”

2. Relacione-se
Com sua marca nas mãos, você quase pode ver seu nome brilhando em neon. No entanto, esse é o momento de respirar fundo e começar a trabalhar sua marca entre pessoas conhecidas, no famoso networking. Assim, pode-se testar a marca e aprimorá-la enquanto o risco ainda é baixo.

Outro passo importante nessa fase de relacionamento é buscar pessoas que o coloquem em contato com editores ou organizadores de eventos interessantes para a sua área.

Networking não é uma coisa casual. Você precisa ter uma ótima lista de endereços e um plano para aumentá-lo. Gaste pelo menos 30 minutos por dia acrescentando contatos à sua lista.

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3. Escreva
Uma maneira testada e aprovada de tornar seu nome conhecido é colaborar com uma revista de tecnologia ou negócios.

Tente. Escreva um artigo e mande-o para várias publicações. Comece com uma idéia polêmica e inclua alguns conselhos práticos. Você quer contemplar seus leitores com, pelo menos, uma visão inesquecível.

Depois que você tem um artigo publicado, pode inserir uma referência a ele em outros escritos e evoluir cada vez mais.

4. Fale 
Para um grande número de CIOs, poucas idéias são menos atrativas do que ficar de pé diante de uma platéia. Mas é uma das maneiras mais eficazes de ser conhecido fora da sua empresa. Você precisa fazer alguma coisa para ser ouvido.

Personalize sua apresentação de acordo com as expectativas do público-alvo, pratique a fala para testar o desempenho e o timing mais adequado e interaja com a platéia. Se ela gostar de você, contará para todo mundo e, assim, seu nome vai entrar para o circuito de 

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