Home > Gestão

SOA bem-sucedida

Estudo aponta que quatro entre dez empresas atingem todos os seus objetivos e 60% delas atingem boa parte das metas em projetos SOA

Techworld (UK)

15/02/2008 às 16h45

Foto:

A maioria das implementações SOA realizadas hoje no mercado corporativo estão sendo concluídas com sucesso, com quatro entre dez empresas alcançando todos os seus objetivos e 60% delas atingindo muitas das metas estabelecidas. Este foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Amberpoint, empresa especializada em governança em SOA, que concluiu que 38% das instalações SOA atingem seus alvos.

O estudo também concluiu que apenas 1,5% dos projetos não chegam ao fim, um número bem abaixo da média do setor para todos os projetos de software. Ed Horst, vice-presidente de marketing da Amberpoint, se disse surpreso com o resultado e afirmou não ter explicações para isso.

O executivo não pôde explicar porque as médias de falhas são tão baixas e nem onde os projetos SOA vem sendo mais utilizados pelas empresas que responderam à pesquisa. “Infelizmente, não incluímos questões suplementares sobre que tipo de projetos estão sendo desenvolvidos. De qualquer forma, apenas 20% dos participantes estavam com projetos deste tipo em apenas um departamento, o que significa que a maioria das empresas não está adotando uma abordagem simples”, disse.

Uma das principais conclusões da pesquisa é que a arquitetura não é mais vista como sinônimo de web services: 58% das companhias agora incluem mensagens não-SOAP (como MQ ou RMI) em seus sistemas SOA, enquanto pacotes de aplicativos, como os da SAP, incluem até 68% de sistemas SOA.

Horst disse que os resultados mostraram existir uma nova maturidade no mercado. “O grande problema que os usuários enfrentaram foi tentar desenvolver tudo de uma vez, tentando antecipar cada pequeno problema. Isso pode ser bom para desenvolvedores, mas está longe de ser melhor que implementar algo e aprender com os erros”, afirmou.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail