Home > Tendências

Assistentes digitais serão usados por 25% das empresas até 2021

Em 2019, esse número será menor do que 2%, segundo o Gartner

Da Redação

12/01/2019 às 18h24

alexaoffice.jpg
Foto: Shutterstock

Estudo do Gartner prevê que, até 2021, 25% dos profissionais usarão diariamente assistentes virtuais empresariais (VEA - Virtual Employee Assistant, em inglês), em suas operações internas. Em 2019, esse número será menor do que 2%.

A expectativa é de que os assistentes digitais específicos para o ambiente corporativo sejam usados por um número crescente de organizações nos próximos três anos, segundo Annette Jump, Diretora Sênior do Gartner. Indústrias como a de seguros e serviços financeiros estão demonstrando forte interesse em utilizar soluções de VEA internamente. "Também presenciamos a utilização desse tipo de tecnologia em consultas de TI, atendimento ao cliente e para informações", diz ela.

Os exemplos incluem o desenvolvimento de plataformas como o Alexa for Business, da Amazon, que ajuda os funcionários a delegar tarefas como o agendamento de reuniões e de operações de logística; e o MIKA, da Nokia, dedicado a ajudar os engenheiros a encontrarem respostas enquanto realizam tarefas complexas ou diagnosticam problemas.

"Em última análise, os VEA são usados no local de trabalho e seus recursos ajudarão a aumentar a produtividade dos funcionários e promover o engajamento construtivo", explica a Diretora.

Mercado de chatbots
O mercado mundial de plataformas de conversação – assistentes virtuais e chatbots - inclui atualmente mais de 1 mil fornecedores. Para os próximos dois anos, no entanto, é esperado que a busca por novos recursos provoque uma drástica mudança no panorama dos fornecedores.

"Líderes de TI que desejam implementar uma plataforma de conversação devem determinar os recursos de que precisam a partir de tal plataforma no curto prazo e selecionar um fornecedor com base nisso", indicou Annette.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail