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As competências necessárias para CIOs combaterem a resistência dos funcionários
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As competências necessárias para CIOs combaterem a resistência dos funcionários

CIO da Red Hat aponta habilidades que precisam ser desenvolvidas para colocar revisões digitais em prática

Da Redação

11/02/2020 às 18h00

Foto: Shutterstock

Com a transformação digital, os CIOs estão recebendo cada vez mais responsabilidades. Com maior visibilidade, hoje os executivos devem ter uma melhor compreensão sobre os negócios e as estratégias da empresa, aplicando tecnologias para ajudar a organização a atingir os seus objetivos.

Em entrevista à Business Insider, Mike Kelly, CIO da Red Hat, diz que os líderes de TI devem ser a ponte entre toda a empresa. No entanto, desempenhar essa função não é tarefa simples, já que requer conhecimento profundo sobre os negócios, o que muitos CIOs que subiram na hierarquia antes do advento da era digital podem não ter ou aplicar nas suas tarefas diárias.

Para Kelly, há duas habilidades que os CIOs precisam desenvolver para atender as novas demandas do cargo: saber como os negócios funcionam e estabelecer relações de confiança.

Historicamente, o departamento de TI ficava isolado do restante da organização. Porém, agora a equipe está se tornando parte central das operações. Nesse cenário, os CIOs precisam saber como as novas tecnologias permitem que a empresa atinja suas metas, o que exige conhecimento sobre todos os aspectos organizacionais.

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De acordo com Kelly, profissionais que dominam o funcionamento corporativo têm mais facilidade de receber apoio dos funcionários de outros departamentos, podendo conectar a adoção de tecnologias diretamente à estratégia de cada setor.

Na época em que os CIOs ficavam nos bastidores, havia pouca necessidade de estabelecer relações de confiança com outras equipes. Mas com a liderança de iniciativas digitais abrangentes, os executivos devem exercer influência em toda a empresa para garantir o sucesso dos projetos.

Para criar apoio, os CIOs precisam encontrar defensores das iniciativas que possam incentivar os colegas de trabalho a adotar novas ferramentas digitais. Mas segundo Kelly, para atrair esse apoio é necessário entender que nem todos possuem o mesmo nível de conhecimento técnico. "Você pode inserir um software, mas [se] as pessoas não souberem usá-lo e você não tiver apresentado uma visão de como serão suas vidas após uma implementação, você não terá sucesso", disse o executivo ao Business Insider.

Desenvolver esse nível de empatia não acontece da noite para o dia. Exige um forte entendimento sobre a empresa e das necessidades de cada unidade de negócios - bem como como cada uma será impactada com a adoção de novas tecnologias.

Fonte: Business Insider

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