Home > Gestão

Após crescer 250%, Saturnia implanta SAP

Investimento em sistema deve garantir maior agilidade para atender demanda crescente por baterias industrias

Redação CIO

30/01/2008 às 10h12

Foto:

A fabricante de baterias industriais, Saturnia, cresceu 250% nos últimos 12 meses depois de mudar de administração e refaz sua estrutura de TI com investimento em sistemas SAP.

O investimento de 6 milhões de reais deve garantir maior agilidade à fabricante que detém hoje 90% do mercado de telecomunicações. “Buscamos novos distribuidores, passamos de um faturamento de R$ 2 milhões para R$ 12 milhões em apenas oito meses, uma curva absurda que tornou inviável a administração do negócio sem o apoio de TI,” afirma Luis Baptista, diretor- presidente da Saturnia.

Com as novas aplicações, todos os procedimentos da empresa passarão pelo SAP. Tudo estará interligado, com relatórios gerenciais on-line. “Não vou mais trabalhar com dados de 15 dias atrás,” garante Baptista. Segundo ele, os prazos de entrega e follow-up do processo produtivo também terão sua gerência aprimorada. “O sistema de compras já mostrou, em partes, o quanto ganharemos em agilidade. Tudo é aprovado eletronicamente, o que, além de garantir resposta mais rápida, implica em maior transparência,” assegura Baptista.

O projeto, iniciado em junho, entrou em funcionamento no dia primeiro de janeiro e deve ser concluído em abril deste ano. “Neste momento, o maior investimento é o de capital humano. Estamos bem no momento de transição e isso demanda atenção e esforço redobrado por parte de todas as equipes gerenciais da empresa. Vários desafios surgem durante a implantação do SAP. Quem já passou por um projeto assim sabe disso,” completa o diretor-presidente.

A empresa, que pretende expandir sua atuação no mercado de baterias navais – para submarinos – no mercado internacional, já pensa também na adoção de soluções de Business Inteligence (BI).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail