Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Ao digitalizar jornada do cliente, Unidas conquista maior eficiência na operação
Home > Carreira

Ao digitalizar jornada do cliente, Unidas conquista maior eficiência na operação

Para João Mendes, head de TI da Unidas, transformação digital só pode ser bem-sucedida com maior colaboração e empoderamento das equipes

Dalai Solino

08/07/2020 às 10h31

Foto: Divulgação

Rapidez, cuidado e confiança. Essas palavras não saíam da cabeça de João Mendes, head de TI da Unidas, em 2019. A tarefa para colocar essas inquietudes em prática não era fácil. De acordo com o executivo, com a concorrência acirrada, a empresa precisava aprimorar processos, agilizar a identificação de clientes, criar canais de atendimento e revitalizar os atuais, além de reduzir o consumo de papel, diminuir o tempo de liberação do veículo e disponibilizar infraestrutura para conectar os clientes às lojas.

“Começamos a trazer pessoas, treinar, a mudar a empresa. Criamos um aplicativo, focamos em transformação, fizemos chatbot e impulsionamos toda a experiência para o cliente”, cita Mendes, que levou para casa o prêmio de Executivo de TI do Ano 2020, da IT Mídia em parceria com a Korn Ferry, na categoria Serviços Diversos.

Durante a implementação do projeto foi melhorado o tempo de resposta dos sistemas e disponibilizado novas opções de atendimento em mídias sociais para clientes segmentados e de nicho.

A maior dificuldade, comumente enfrentada por executivos de TI, foi a mudança de mentalidade e de processos da empresa. Mendes revela que antes faltava uma estrutura e um compartilhamento de projetos interno. O CIO, então, iniciou uma conversa entre os diversos setores e conseguiu consolidar uma metodologia de trabalho que não existia.

CIO2503

E-book por:

“Encorajamos o time na realização de múltiplas tarefas, promovendo maior colaboração e empoderamento. Foi criada uma estrutura para os squads, garantindo sinergia na entrega dos produtos”, destaca.

Com a mudança, os novos canais digitais apoiaram uma melhor gestão e um dimensionamento operacional dos canais de atendimento humano, tornando a companhia mais eficiente. Com a integração do digital e presencial, seguindo o mesmo modelo de gestão por KPIs, foi possível mensurar não só a quantidade e o tempo de atendimento de cada canal, mas também a preferência e permanência dos clientes em cada um deles.

Segundo o CIO, a área levantou dados que mostram a preferência dos clientes pelos canais implementados. Apenas no mês de dezembro foram mais de 80 mil usuários ativos, o que reflete um crescimento de 32% em relação ao mesmo período anterior e um tempo médio de permanência e engajamento no canal digital de mais de cinco minutos.

Acesse o perfil completo e o case vencedor no site IT Forum 365

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15