Home > Notícias

Amazon se mantém na liderança em serviços de nuvem

Participação da AWS, com 33% do mercado, é mais que o dobro da participação combinada da Microsoft e Google

Da Redação

30/07/2019 às 15h14

Foto: Shutterstock

De acordo com um relatório do Synergy Research Group, a Amazon continua sendo líder no mercado de infraestrutura em nuvem. A Amazon Web Services (AWS), plataforma da gigante do varejo, segue com participação crescente no setor, alcançando os 33% no segundo trimestre de 2019, mais que o dobro da participação combinada da Microsoft (16%) e Google (8%), que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Com o avanço da cloud computing, as receitas de serviços de nuvem atingiram praticamente os US$ 100 bilhões ao ano. Somente no segundo trimestre de 2019, a movimentação foi de US$ 23 bilhões, e a tendência, segundo os especialistas, é de que esse número continue crescendo.

Apesar da liderança da Amazon, a Microsoft está ganhando participação de mercado rapidamente. "No início de 2016, a companhia tinha menos de um quarto do tamanho da Amazon no mercado. Hoje, a gigante do software já está chegando na metade do tamanho", ressalta o documento.

Além da Amazon, Microsoft e Google, o ranking do mercado de nuvem conta com a IBM (6%), Alibaba (5%), Salesforce (3%), Oracle (2%) e Tencent (2%).

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail